Estamos numa geração em que se presa mais, em uma fotografia, o uso do Photoshop — conhecido software de edição de imagens — do que a própria arte de fotografar ou mesmo a pessoa retratada. O que antigamente se esperava conseguir por horas seguidas, uma coloração exata do sol ou a lua imensa e brilhante no céu, hoje simplesmente se cria.
Marlon Portugal
Marlon Portugal
Marlon Portugal
Marlon Portugal é stylist e já participou dos principais eventos de moda do país. Tem seu nome publicado em revista e blogs como LUI ITALIA, Lewis e Cake Londres, O Globo e Joyce Pascowitch. É personal stylist de várias atrizes e faz consultoria de moda.
Você já ouviu falar em VM? Vou te contar sobre. VM é a sigla usada para definir a expressãoVisual Mershandising, que é a apresentação de toda e qualquer mercadoria no seu melhor, desde a coordenação de cores (cores sincronizadas); disponibilização de complementos (produtos/acessórios) e a autoexplicação (descritiva/ilustrativa). (BHALLA;SINGHAL, 2010, p.18).
Assistindo aos desfiles de verão da São Paulo Fashion Week, reparei que 9 entre 10 marcas estavam usando essa proposta. Você sabe qual é o must have da estação? Não? Então, eu vou te contar! Você deve ter visto em algumas vitrines já que algumas marcas lançaram a coleção Primavera/Verão e se deparou com os sapatos espelhados. Sim, eles são os novos darling dos modernos, antenados e descolados, e se tornou a nova febre entre fashionistas. De salto fino, plataformas, em formato masculino como os Oxford, vale tudo para o look shine.
Uma das formas mais fáceis de se identificar a identidade da marca é pelas fotos que ela apresenta.
Uma marca meio que já diz ao que veio pelas fotos de sua campanha, que público atinge e até mesmo onde quer vender e para quem.
Mas, como definir esse processo? Não é fácil. As pessoas dizem que querem melhorar as vendas para atingir outro público, me perguntam o que fazer, tento ajudar, mas persistem em erros básicos.
Estamos a alguns dias da abertura das Olimpíadas no Rio de Janeiro. A primeira, e acho muito legal poder representar de alguma forma essa festa. Claro que temos vários problemas econômicos e sempre pensamos “nosso país poderia isso, poderia aquilo”. Mas as Olimpíadas estão aí, não vamos conseguir mudar nada. O que temos que fazer agora é nos unir e torcer pela nossa equipe e por esse espírito de união, para melhorar tudo depois.
Você já ouviu falar da peça que está virando febre entre os franceses? Não? Vou te explicar do que se trata. Um francês, chamado Simon Fréour, cansado de ficar ajeitando as camisas sociais que escapuliam das calças, resolveu juntá-las a suas underwear. O resultado seria mais ou menos o que chamamos de macaquinho no Brasil, e que é muito usado pelas mulheres. O que ele não imaginava é que os meninos adorariam a ideia não só para usar com calças e sim como peça única.
Estive na Fevest para acompanhar os lançamentos e fiquei bem surpreso com o aparato tecnológico utilizado na confecção dos tecidos. O primeiro foi uma marca de linha praia cujo tecido possui uma hidratação ativa por meio de microcápsulas de Aloe vera que atuam sobre a pele, gerando a hidratação e agindo como um rejuvenescedor.
Na última semana foi realizada a Fevest, considerada a maior feira de lingerie da América Latina. Mas, como surgiu a lingerie? Sabemos que há anos atrás não existiam roupas e as pessoas se cobriam com peles para proteger do frio, e depois em forma de tanga para esconder sua genitália. Com o passar dos anos começamos a ver as peças em mulheres que se prendiam em corseletes, muitas vezes chegando a quebrar costela para uma cintura mais fina. Tempos depois algumas chegaram a queimar soutiens pela declaração de sua liberdade.
Quando falamos de escritoras brasileiras, quem vem à sua cabeça? A minha é Clarice Lispector de cara, que apesar de ser ucraniana se naturalizou brasileira — pernambucana, como ela dizia. Posso citar, ainda, Nélida Piñon, Rachel de Queiroz, que foi a primeira mulher na Academia Brasileira de Letras, e as autoras da nova geração — Thalita Rebouças, Bel Pesca e por aí vai. Com as duas últimas já tive o prazer de trabalhar e confesso que a energia delas é absurda.
O que me fascina em moda é a gama de opções que ela oferece para você poder ganhar dinheiro. Você já parou pra pensar em quantas vertentes existem nesse rao? Antigamente todo mundo que queria fazer faculdade de moda era pra ser estilista, atualmente as coisas mudaram. Você pode ser stylist, consultor, produtor, assessor, modelista, entre tantas opções.