Sobre o visual merchandising

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Você já ouviu falar em VM? Vou te contar sobre. VM é a sigla usada para definir a expressãoVisual Mershandising, que é a apresentação de toda e qualquer mercadoria no seu melhor, desde a coordenação de cores (cores sincronizadas); disponibilização de complementos (produtos/acessórios) e a autoexplicação (descritiva/ilustrativa). (BHALLA;SINGHAL, 2010, p.18).

Um VM, como é chamado o profissional que trabalha com isso, é encarregado de cuidar da arrumação da loja, roupas (por cores), combinações, sugerindo ao cliente uma forma de vestir as peças expostas. Não necessariamente ele cuida da vitrine: as grandes lojas contratam dois profissionais, o vitrinista e o VM. As de médio porte contratam uma empresa pra criar o layout da vitrine, mas o VM é que cuida das roupas que serão expostas. Já as lojas pequenas, na maioria, só têm o vitrinista, que é quem acaba arrumando a loja. 

Muitos empresários ainda não se deram conta do quão importante é a presença desse profissional dentro da loja, pois ele pode alavancar as vendas com a sugestão dos looks, e em vez de uma peça, o cliente pode acabar levando duas, três ou mais.

Em Friburgo, vejo que as lojas preferem os produtos expostos como feira, em caixotes, bancadas e algumas até mesmo no chão, dobradas. Acho feia essa forma de expor o produto nas lojas. As vitrines são bagunçadas e são poucos os estabelecimentos que contratam um vitrinista, quem dirá um VM ou alguém que faça ambos os serviços.

Não é por ser pequeno que você não pode ou não precise se preocupar com essa organização. As empresas precisam parar de pensar que esse tipo de profissional é custo e começar a ver como investimento, perceber que isso faz crescer o negócio e, o mais importante, aumentar os lucros.

TAGS:

Marlon Portugal

Marlon Portugal

Marlon Portugal é stylist e já participou dos principais eventos de moda do país. Tem seu nome publicado em revista e blogs como LUI ITALIA, Lewis e Cake Londres, O Globo e Joyce Pascowitch. É personal stylist de várias atrizes e faz consultoria de moda.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.