Lookbook

quarta-feira, 10 de agosto de 2016
Foto de capa

Uma das formas mais fáceis de se identificar a identidade da marca é pelas fotos que ela apresenta. 

Uma marca meio que já diz ao que veio pelas fotos de sua campanha, que público atinge e até mesmo onde quer vender e para quem. 

Mas, como definir esse processo? Não é fácil. As pessoas dizem que querem melhorar as vendas para atingir outro público, me perguntam o que fazer, tento ajudar, mas persistem em erros básicos. 

A primeira coisa que se escolhe é a modelo. Ela tem que ter a sua identidade, o que já define 50%  do perfil de quem vai comprar suas peças. A cliente se enxerga na pessoa que está representando você, sua marca. 

Não dá pra ser sua sobrinha porque é bonitinha, ou porque você gosta dela. Se ela não tiver perfil de modelo, pode comprometer de maneira negativa o seu trabalho. Não basta ser bonita: sua modelo tem que saber posar, saber vender seu produto, se fazer desejada. 

Segundo passo: escolher o tipo de foto que você quer, luz, cenário, estilo, pois tudo isso também define que lifestyle tem as pessoas que usam sua marca. 

Importante a escolha de um bom maquiador. Vejo muito exagero em campanhas de lingerie, o que me preocupa, pois, a menina já está quase nua e ainda com maquiagem errada pode parecer vulgar e não é isso que você pretende passar para o seu cliente.

O stylist é a pessoa que vai coordenar isso tudo, ajudando a escolher onde as peças serão fotografadas, com qual acessório. O sapato entra como complemento de roupa para ajudar a mostrar que ela pode ser usada como outwear, uma tendência forte, hoje, nas peças de lingerie. 

Se for um catálogo  de conceito os acessórios podem ser grandes e diferentes, mas, se não tem conceito, nenhum cuidado, os acessórios podem chamar mais atenção do que suas peças. 

Montei uma sequência meio como um lookbook, para vocês verem como os acessórios dão um plus às peças, mas não ganham destaque. Também mudei um pouco os cabelos para que entendam que uma peça mais básica pode ter uma cara mais juvenil ou fatal, dependendo do acessório, cabelo, pose e modelo. E por fim, criei uma linguagem que remeta a festa, pois, para mim, meu “cliente” quer celebrar sempre.

 

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Marlon Portugal

Marlon Portugal

Marlon Portugal é stylist e já participou dos principais eventos de moda do país. Tem seu nome publicado em revista e blogs como LUI ITALIA, Lewis e Cake Londres, O Globo e Joyce Pascowitch. É personal stylist de várias atrizes e faz consultoria de moda.

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