Laço Branco
O movimento Laço Branco que pede o fim da violência contra as mulheres continua firme e ganhou importante reforço. Os cartazes da campanha estão ganhando os ônibus da cidade, tanto internamente nos coletivos, como nas traseiras (busdoor). É uma iniciativa de um grupo liderado por Ana Paula Lengruber e que conta com apoio de instituições como a OAB.
Observatório
Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
Nove anos da tragédia
Uns dirão que foi no dia 11 de janeiro de 2011, outros no dia 12, por conta dos incidentes terem ocorrido na madrugada do dia 12, ainda que as chuvas tenham se iniciado na noite de 11. Ou seja, os dias 11 e 12 de janeiro de 2011 ficarão para sempre marcados na história de Nova Friburgo.
Perdas irreparáveis, recomeços urgentes
Centenas de vidas foram ceifadas, patrimônios de trabalho de uma vida inteira perdidos. Os traumas permanecem latentes nas cicatrizes de nossos morros e no subconsciente de nossas memórias.
The Voice Kids
Como antecipado pela coluna na última sexta-feira, 3, duas friburguenses participam da edição deste ano do reality show da Rede Globo. Giovana Aguilera já se classificou. Nos próximos episódios, mais uma garantirá vaga na fase seguinte. Nova Friburgo que nunca teve representante no programa global, neste ano terá duas.
Feliz 2020
1ª coluna do novo ano. Neste ano, Observatório completará 12 anos nos 75 de A Voz da Serra. Eu, particularmente, completarei 14 anos, uma vez que dois anos antes de Observatório escrevia crônicas para a coluna Palavreando. Muito grato por iniciar mais um ano com vocês.
Eu não sei mais do que sei tudo que você viverá nesse novo ano que se anuncia. Não sou vidente, no máximo jogo na mesa umas cartas de tarô. Posso te dizer que é saboroso não saber. Aguça as experiências, inclusive a de ter fé e equilibrar desejos com expectativas. Você não quer se machucar, mas ralar o joelho pode ser prazeroso e arrancar sorrisos.
Cidade vazia
Última sexta do ano, último fim de semana e o sentimento de cidade fantasma. Após o Natal, muitos bares e restaurantes dão férias coletivas e ficam fechados. A falta de opções para quem gosta dos programas nesses espaços aumenta a freguesia de quem mantém seu estabelecimento aberto, ganhando um movimento extra.
Vivemos tempos nada natalinos. Li em algum lugar um autor, que não lembro o nome, agora, que defendia um Natal pelo menos uma vez por mês, durante todo o ano.
Seriam, no mínimo, doze natais. Não para a troca de presentes. Não para essa ganância comercial. Mas pelo espírito que a data traz. Naturalmente, ou mesmo por osmose, as pessoas ficam mais solidárias, mais compreensivas, mais amorosas. E o Brasil e os brasileiros nunca precisaram tanto ser e receber mais solidariedade, mais compreensão, mais amor. Diálogo.
Nova Friburgo – 35º PIB do RJ
O IBGE divulgou os dados do PIB per capita por municípios revisados e Nova Friburgo subiu seis posições com relação ao ano anterior. Nova Friburgo saiu da 41ª posição para a 35ª no Estado do Rio de Janeiro, com R$ 27.048,70. Os dados são relativos ao consolidado de 2017.
Férias coletivas
Últimos dias do ano de 2019 e o tal corre corre pra cá e pra lá. Muita gente já entrando em recesso, férias coletivas. O fato é que grande parte das pessoas veem a atividade do ano acabar na próxima sexta-feira, 20, para só voltar ao batente possivelmente no próximo dia 6 de janeiro, a primeira segunda-feira de 2020.
Macabro
Tive o privilégio de assistir nesta semana o filme “Macabro” com atores e equipe de produção no Festival do Rio de Cinema. O trailer conta a história dos irmãos necrófilos com acusação de diversos assassinatos na zona rural de Nova Friburgo na década de 90.