Colunas
Feliz 2020
Feliz 2020
1ª coluna do novo ano. Neste ano, Observatório completará 12 anos nos 75 de A Voz da Serra. Eu, particularmente, completarei 14 anos, uma vez que dois anos antes de Observatório escrevia crônicas para a coluna Palavreando. Muito grato por iniciar mais um ano com vocês.
Credibilidade
Escrever em A Voz da Serra é uma honra para qualquer jornalista ou especialista que divide nessas páginas suas vivências e observações. Em tempos de fake news e intolerância, as pessoas sabem discernir em que veículo podem confiar. Que este jornal siga sendo o maior biógrafo de Nova Friburgo.
A década terminou?
2020 está aí e traz já no começo uma confusão comum a anos com zero no final. Foi assim em 2000 e 2010. Não seria diferente agora. Afinal, estamos começando ou terminando uma década?
Fim de década
É consenso entre especialistas de história, matemática, física e línguas: a nova década começará em 2021 porque cada década começa em um ano acabado em 1 e termina em um ano acabado em 0. Portanto, 2020 é o último ano dessa década e 2021 será o 1º da nova década.
Decênio e década
Para quem está celebrando ou avaliando os últimos dez anos, o correto a falar é decênio e não década. Decênio é o conjunto de dez anos consecutivos, quaisquer que sejam os dez anos, desde que consecutivos. Década representa o início de um ciclo que vai do ano 1 ao 10. Afinal, convenhamos, a contagem do calendário atual não começou no ano zero, mas no ano 1.
Década perdida
Assim, cabe avaliar a década que está por terminar do ponto de vista local. Uma década que começou com a tragédia climática. Muita instabilidade, inúmeros problemas. Uma década perdida? Na minha humilde opinião, com raras exceções, uma década totalmente perdida para Nova Friburgo. Um convite a se reinventar.
Previsões
Consenso entre astrólogos, tarólogos, numerólogos, ciganos e videntes é que em 2020 começa a grande mutação. A astrologia explica uma rara conjunção planetária entre Júpiter e Saturno no elemento ar que traz um novo ciclo ao mundo que deve durar 20 anos. Mas, mais do que isso, estudiosos acrescentam que se encerra um período de 800 anos, pelo reinício do período de signos de ar.
Tempos de mudanças profundas
Desde 1842 essa conjunção acontece em elemento terra, o que sugere um mundo materialista. A partir de 21 de dezembro de 2020, isso começa a mudar para um mundo mais focado no social, na coletividade e no intelecto. Entre as previsões mais ousadas está o fim do capitalismo como o conhecemos hoje.
A verdade prevalecerá
Para quem acredita ou não, o conselho dado por quem estuda previsões e o futuro é para que se prepare em 2020 para o início de um novo mundo. 2020 é ano de Xangô, do Arcanjo Miguel, das cartas do Imperador e do Julgamento para o ano 4. Todos sugerem justiça, verdade, transparência e revelações. Ano intenso, onde prevalecerá a verdade nua e crua. A conferir.
Friburguenses no The Voice Kids
Fora das previsões, o que é certo é que depois do sucesso de Tatila no The Voice Brasil, Nova Friburgo emplacou duas representantes no The Voice Kids que começa neste fim de semana.
Duas meninas
Ainda que pouco se possa falar, já que parte do programa está gravada e os concorrentes têm pacto de segredo com a emissora, as chamadas para a atração na TV Globo indicam as pequenas friburguenses Giovana e Carol, entre as crianças concorrentes.
Sem spoilers
Fique ligado e torça para que ambas possam chegar à fase ao vivo, onde o público ajuda a decidir os destinos dos talentos mirins. Por enquanto, tudo que podemos dizer é que o The Voice Kids, em sua 5ª edição, terá pela 1ª vez concorrentes friburguenses e de cara, duas.
Domingos na Globo
O reality Show da Globo começa neste domingo, 5, com a apresentação de André Marques e as avaliações de Claudia Leitte, Carlinhos Brown, Simone e Simaria. A temporada acaba no dia 26 de abril, com exibições sempre nas tardes de domingo.
Vencer ou vencer
Se o Friburguense cresce na dificuldade chegou a hora de crescer. Após uma apresentação irreconhecível na última rodada diante da Portuguesa, os erros de desatenção podem levar a uma eliminação precoce diante do Macaé. Para que isso não ocorra, não resta escolha ao Tricolor da Serra: tem que vencer o Macaé, fora de casa, amanhã, 4, 15h.
Ainda há chances
Empate ou derrota, independente dos demais jogos, matematicamente, elimina o Friburguense. A conta continua a mesma do início da seletiva: 10 pontos garantem classificação. 9 pontos é bem possível se classificar. Os 10, o Friburguense não consegue mais. Os 9 ainda são possíveis com três vitórias. Para além dos 9, o saldo de gols pode ser importante.
Sem matemática
Além do Macaé, o Friburguense ainda enfrenta o América e o Americano. Nesta rodada, a melhor tática é torcer para que a Portuguesa vença o América e dispare e que Americano e Nova Iguaçu empatem. Seriam péssimos resultados as vitórias de América e Nova Iguaçu. Mas no fim das contas mesmo, o que o Friburguense tem que fazer é vencer, pois outro resultado elimina do time a chance de voltar a enfrentar os grandes.
Palavreando
“Só a liberdade leva ao progresso”.
Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário