Macabro

sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

Macabro
Tive o privilégio de assistir nesta semana o filme “Macabro” com atores e equipe de produção no Festival do Rio de Cinema. O trailer conta a história dos irmãos necrófilos com acusação de diversos assassinatos na zona rural de Nova Friburgo na década de 90.

Eu vi
A produção ainda não tem previsão para estrear no circuito comercial, o que deve ocorrer invariavelmente ao longo de 2020. Não há nada no radar ainda de que haverá uma sessão especial em Nova Friburgo com atores e tal, mas certamente a estreia nacional oficial não passará despercebida por aqui.

Festivais
Depois de ter sua estreia em Londres, o filme teve apresentação em São Paulo e finalmente chegou ao Rio de Janeiro através do Festival do Rio. Ainda deve passar por outros festivais.

Serra Ação
Mais do que uma história que atormentou a população de Nova Friburgo, as filmagens ocorreram na cidade, envolvendo diversas pessoas e movimentando a economia local muito em função do engajamento do movimento Serra Ação que fomenta o polo audiovisual local.

Protagonismo
Sem dar spoilers, A VOZ DA SERRA é um tanto o fio condutor dos fatos. O jornal é citado nominalmente pelo menos quatro vezes, além de ter suas páginas mostradas do início ao fim da trama.

Filmaço
Após assistir ao filme, posso dizer que tem tudo para ser um grande sucesso de público e crítica, alavancando inclusive prêmios. “Macabro” é tenso ao ponto que não dá para perceber o tempo passar. Ousa em contar mais do que uma história passada, pois trata de tempos atuais. Em meio às perversas e necessárias reflexões, a belíssima fotografia “alivia” o macabro cotidiano.

Reflexões profundas
É, portanto, muito mais do que um filme sobre assassinatos em série, é um retalho antropológico profundo numa narrativa que envolve muitos aspectos. Importante frisar que é um filme baseado numa história real, portanto não é exatamente a história real com todos os detalhes do suposto senso comum. Alguns poderão torcer o nariz quanto a possíveis “polêmicas” que possam surgir no entorno da narrativa que prefiro não elencar para evitar spoilers.

]Três Picos encantam
No cinema, composto por pouquíssimos friburguenses, muitos comentários de “que lugar lindo”. Trata-se da região dos Três Picos. Como se foca muito no lugar dos ocorridos, muitos saíram imaginando que Nova Friburgo se resumia aquela área. Nada se passa no contexto urbano friburguense.  

Polo audiovisual
Por fim, cabe ressaltar o trabalho do Serra Ação por todo o esforço e dedicação para que Nova Friburgo recebesse esse filme. O resultado dele é a prova definitiva para o projeto de cidade do audiovisual que sempre teimaram. O sucesso dessa superprodução não possibilita contra-argumentos para a viabilidade desse setor como ferramenta econômica.

Sexta-feira, 13
O último mês do ano reservou uma sexta-feira, 13. Para muitos, sinal de azar. Para alguns, sorte. Independente disso, o último dia 13 do ano numa sexta-feira tipifica bem como foi 2019. Um ano confuso, de perdas abruptas, de tensões. 

Lua cheia
Para além disso, é também a última lua cheia dessa década. Raramente uma sexta-feira, 13 é de lua cheia. Nesse ano, coincidentemente, a sexta-feira, 13 de setembro, também teve lua cheia. Fato que não ocorria há 20 anos. 

Que não se repita
Só para constar, foi numa sexta-feira, 13, de dezembro, que o Brasil viveu um dos seus mais tristes episódios. Na data foi instituído pelo regime militar o ato institucional número 5.

Na conta
Dia de azar ou não, o Governo do Estado do Rio paga hoje, 13, o salário dos servidores ativos, aposentados e pensionistas, no décimo dia útil, prazo final para efetuar o pagamento. O 13º salário foi quitado no último dia 2.

Palavreando
“Não há certeza de que o sol se porá hoje. Mas o meu otimismo influencia o meu instinto a dizer que sim: haverá pôr do sol e a lua brindará meus sonhos que sonho acordado”.

Foto da galeria
Equipe, direção, produção e atores do filme “Macabro” em sessão de abertura no Festival do Rio que aconteceu na capital fluminense. Além da exibição espacial com o elenco, outas três ocorreram ao longo desta semana
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.