A Voz do Pastor

Dom Edney Gouvêa Mattoso

A Voz do Pastor

Buscando trazer uma palavra de paz e evangelização para a população de Nova Friburgo, o bispo diocesano da cidade, Dom Edney Gouvêa Mattoso, assina a coluna A Voz do Pastor, todas as terças, no A VOZ DA SERRA.

28/05/2019

Caros amigos, o itinerário pascal revela-nos o cumprimento da salvação que recebemos na paixão, morte e ressurreição de Jesus. A tristeza e o desânimo, que contagiaram a vida dos discípulos, são afastados pela esperança nascente da vitória de Cristo sobre a morte. A experiência do ressuscitado faz morrer tudo aquilo que mata a esperança de recomeçar.

Leia mais
21/05/2019

Caros amigos, seguir a Jesus Cristo implica sairmos de nós mesmos para ir ao encontro do outro. É na vivência do amor que os seus discípulos são reconhecidos: “Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros” (Jo 15, 35). No entanto, o pensamento moderno contrapondo-se ao Evangelho tem gerado uma sociedade cada vez mais individualista. Voltado somente aos seus próprios interesses, o homem é capaz de lançar mão de atitudes terrivelmente perversas, ferindo de morte a dignidade do próximo.

Leia mais
14/05/2019

Caros amigos, no último domingo comemoramos o Dia das Mães. Sem dúvida alguma, a humanidade é dependente de uma figura materna que, além de gerar a vida, constrói o futuro. Infelizmente, a superficialidade tomou conta dessas datas temáticas cada dia mais reduzidas ao consumismo e ao materialismo. É preciso valorizar o essencial. Não se pode mensurar o valor da renúncia, das dores e alegrias de uma mulher ao abraçar o dom da maternidade.

Leia mais
07/05/2019

Caros amigos, a ressurreição de Jesus nos conduz ao “permanente estado de missão”, tão eloquentemente defendido pelo Papa Francisco. De fato, no batismo o cristão nasce para evangelizar, assumindo a missão de difundir o reino de Deus. O batizado é convidado a conhecer e propagar o Evangelho a todos, sobretudo, aos que mais necessitam, não como um repetidor de versículos e sermões, mas como alguém que lê, medita e procura viver a palavra de Deus.

Leia mais
30/04/2019

Caros amigos, a realidade que nos cerca, faz nascer em nossos corações o desejo de um mundo novo, transformado pela verdade e pela justiça. Vivemos tempos conturbados, ávidos de caridade, ordem e respeito. A violência crescente, o descaso com a educação e com a saúde ferem a dignidade de quem teve a vida conquistada pelo sangue redentor de Jesus. As situações que se apresentam destroem a esperança e nos fazem acreditar que nada se pode fazer para vencer as tantas injustiças.

Leia mais
23/04/2019

Caros amigos, celebramos nesta semana o grande dia da vitória de Jesus sobre a morte. Sua ressurreição inaugura um mundo novo, libertado da escravidão do pecado, revelando o imenso amor divino, que vem em socorro da miséria humana. Deus, apesar de inúmeras vezes experimentar nossa infidelidade, sempre está de braços abertos para nos acolher em sua misericórdia, concedendo-nos uma vida nova (cf. Lc 15,11-32).

Leia mais
16/04/2019

Caros amigos, na semana passada falamos sobre a importância da participação de todos na elaboração de políticas que favoreçam o acesso a uma educação de qualidade. Cientes de que é parte de nossa missão evangelizadora e elemento fundamental para a conquista do bem comum, seguiremos nossa reflexão voltados para as urgências educacionais de nosso tempo. 

Leia mais
09/04/2019

Caros amigos, temos acompanhado a triste realidade da educação em nosso país. Tragédias como o massacre na Escola Raul Brasil, em Suzano– SP, evidenciam a urgência de reflexão sobre o sistema educacional brasileiro, seu modelo e práticas cotidianas, a fim de se desenvolver novas políticas mais articuladas e eficientes. Os programas e ações educacionais devem prever o acesso à educação para todos, além de melhorar a qualidade do ensino no país.

Leia mais
02/04/2019

Caros amigos, seguindo nossa reflexão sobre o tema da Campanha da Fraternidade deste ano, “Fraternidade e Políticas Públicas” lançamos um olhar sobre a saúde pública, seus desafios e esperanças. É preciso, antes de mais nada, lembrar que políticas públicas devem ser desenvolvidas no campo da saúde para garantir que a atenção se concentre no atendimento às pessoas, não simplesmente tratar doenças ou condições específicas – considerando todos os aspectos da vida e das situações individuais de cada um.

Leia mais
26/03/2019

Caros amigos, o itinerário quaresmal conduz-nos ao encontro com Jesus Cristo, promovendo em nosso interior um processo de autoconhecimento e amadurecimento da fé, que se concretiza na realização das boas obras (cf. Tg 2,26) e no serviço misericordioso aos irmãos e irmãs.

Leia mais