Colunas
Ações trabalhistas
Ações trabalhistas
Mais do que dobrou este ano o número de ações trabalhistas no Sindicato do Vestuário. Estima-se que saltou de 800 no ano passado para duas mil só nos sete primeiros meses do ano.
Desemprego
Dois fatores podem explicar esse aumento substancial: a nova lei trabalhista que não obriga mais que as rescisões sejam feitas com a presença do sindicato e a crise que vem gerando desemprego.
Crise
Na avaliação do próprio sindicato, muitas confecções só não demitem mais porque não têm como pagar os direitos. Outras, tem feito acordos com os funcionários e algumas não têm conseguido honrar os compromissos.
Efeito dominó
Cada um traz um número, mas ouvi de fonte confiável que os cortes feitos pelas fábricas do setor metal-mecânico para evitar demissões fez com que no último mês deixasse de circular aproximadamente R$ 6 milhões na economia friburguense. Isso quer dizer que o efeito dominó começará a bater à porta do comércio.
Festival Sesc de Inverno
Terminou com sucesso de público o Festival Sesc de Inverno. Destaque para a boa ideia de se levar cantores locais para os barzinhos da cidade, como os bares América, Willa Deguste, Universo Ink e Taberna dos Sinos. Os três últimos que cobram couvert, obedeceram com lisura a regra estabelecida pelo Sesc de dar a entrada franca.
Comida de boteco
Outro fator digno de elogio é a realização do Festival de Comida de Boteco no período dos festivais de inverno (da prefeitura e do Sesc). Muitos petiscos deliciosos que esbanjam a criatividade da nossa economia local.
Sucesso de público
As novidades de levar o festival do Sesc para São Pedro da Serra, Lumiar e Duas Barras também teve efeito positivo. Moradores de Lumiar, por exemplo, disseram que nunca viram tanta gente no distrito como no show de Beto Guedes. Pousadas lotadas e muitos turistas.
Teleférico lotado
O expressivo número de turistas em Nova Friburgo nesse fim de semana pode ser percebido com clareza no teleférico. A fila no primeiro estágio chegou a rodar o estacionamento do complexo. Estima-se que nas duas últimas semanas, o teleférico recebeu em média 2,5 mil pessoas por dia.
Mais Festival de Inverno
Que o Festival de Inverno podia ter mais do que duas semanas, bem que podia. O gostinho de quero mais saliva, especialmente nas peças de teatro. O musical Andança, um tributo à saudosa Beth Carvalho, por exemplo, lotou o Teatro Municipal.
Saudades, Beth
Pouca gente sabia, mas a apresentação em Nova Friburgo foi a primeira desde que a madrinha do samba faleceu. Por isso, a grande emoção demonstrada pelos atores e músicos. A protagonista do segundo set, Eduarda Fadini, me confessou que todos estavam muito emocionados e tinham que se ver em vários momentos se segurando para não despencar em lágrimas. O público, é claro, sentiu toda essa energia.
Divindade
A última apresentação de Beth Carvalho em Nova Friburgo foi exatamente em um Festival de Inverno. Naquele ano, ela já estava debilitada pelos problemas na coluna. Quando entrou no palco parecia uma divindade. Possivelmente, não parecia. Era.
Final do 1º turno
Os dois times de melhor campanha decidirão o 1º turno do Estadual da Série B. Bonsucesso e América fazem a decisão em partida única, amanhã, 31, em Moça Bonita.
Desequilíbrio
O América que disputou a primeira divisão este ano se vê duplamente beneficiado. O Carioca é o único campeonato no mundo em que o rebaixado disputa a segunda divisão no mesmo ano que caiu. Além disso, tem as contas engordadas, por conta do dinheiro da televisão. O Goytacaz que também caiu esse ano, tem a mesma situação. O que evidencia o desequilíbrio da disputa, já que a equipe campista foi eliminada apenas nas semifinais pelo Bonsucesso que, por sua vez, caiu no ano passado.
Palavreando
“O amor é tão lindo que espanta que sendo amor possa ser odiado”.
Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário