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Invasão de magazines
Invasão de magazines
Desde os anos 2000 que as lojas de magazine ampliaram suas redes e, por óbvio, Nova Friburgo não ficou de fora dos planos.
Mais uma gigante
A próxima a embarcar na cidade são as Lojas Renner. A gigante de roupas se instalará no 2º piso do Cadima Shopping. Para tanto, algumas lojas que já estavam há muito tempo no local tiveram que mudar de espaço no próprio shopping.
Ampliação de quem já está aqui
Quem está ampliando bastante seus espaços em Nova Friburgo são as Lojas Americanas. Com um ponto na Alberto Braune e outro em Olaria, abriu uma pequena loja no mesmo shopping. No entanto, logo logo se transferirá para um espaço maior, no espaço antes ocupado pelo fliperama. Se não bastasse, vai abrir também uma loja no Friburgo Shopping.
Pesquisa de mercado
A ampliação das lojas de magazine prova que, ou Nova Friburgo está atrativa para os negócios ou o comércio local enfraqueceu e deu espaço para estas concorrentes. Fato é que lojas de redes como essas, não costumam se instalar numa cidade sem antes fazer uma ampla pesquisa de mercado.
Comércio local x lojas de rede
É discussão certa sobre valorizar o comércio local, em que o dinheiro fica aqui, ou deixar isso de lado e fazer as compras em lojas de redes que, por sua vez, indiretamente deixam algum na cidade por gerar empregos. O que não há muita discussão é sobre atendimento. Geralmente, lojas de rede não têm um atendimento de qualidade, apostando unicamente em variedade e preço.
Genuinamente friburguenses
Mas se pesquisar direitinho, a diferença de preço ou é inexistente ou só é válida mesmo em grandes promoções. Nova Friburgo tem um grande comércio que provou manter a sua força mesmo com a voracidade dessas gigantes.
Franquias
Não é diferente o olhar para as chamadas franquias. Há espaço para todos. Se não vejamos: a chegada da Domino´s em nada afetou o sucesso das pizzarias tradicionais como Califórnia ou Papillon. Ou mesmo as mais recentes como a Alecrim. O mesmo vale para as massas e assim por diante. Pelo menos na gastronomia mais do que o fast, vale o sabor, a tradição, a exclusividade e o atendimento.
Saudosismo
Mas ao falar em lojas de redes, o saudosismo é inevitável com lojas locais históricas. Como a Papelaria Simões ou mesmo a Yunes e todas as lojas de eletrodomésticos, as mais afetadas pelas vendas virtuais e a chegada das redes como Casas Bahia e Ponto Frio. Lojas que, até hoje, estão na memória dos mais antigos e que os mais jovens conhecem pela fala dos seus antecessores.
Tempos que não voltam mais
Lojas que tinha seu crediário próprio e que os nomes dos clientes e suas dívidas ficavam nos grandes armários de arquivo de ferro. O carnê simples que era pago com rigor pelos que não queriam ver seu nome sujo na praça. A negociação direta com o dono. Coisas que só o comércio local tinha e que ainda tem, claro que não com a mesma simplicidade e encanto de tempos que não voltam mais.
Vamos relembrar juntos?
E você? Que loja lembra, com saudade, que não existe mais? Me envie um e-mail para trazermos essas memórias: wandersonnogueira@gmail.com. Mande histórias, fotos, o que tiver.
Ventura Chocolates
Por minha vez, inicio o jogo lembrando da mais recente tradicional loja que fechou. A Ventura Chocolates. A grande loja de chocolates e doces dos mais variados, que agora é apenas distribuidora - fez história. Quem não se lembra de alguns de seus vendedores? Do próprio dono que sempre estava lá: Tony Ventura. E suas páscoas ou mesmo seu Papai Noel que saia pelas ruas distribuindo balas? E sua propaganda? “Não fume, coma chocolate”. Memórias de uma Nova Friburgo nostálgica e feliz!
Palavreando
“As paixões nunca deixam de existir, elas apenas aquietam. Ficam lá! Quase à espreita, na espera de provocação”.
Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
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