Martha Medeiros no nosso cotidiano

sexta-feira, 18 de maio de 2018

Hoje é dia

  • Internacional dos Museus
  • Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
  • da Boa Vontade
  • das girafas
  • Estadual do Pagode
  • das Raças Indígenas da América
  • dos vidreiros

O dia

Em 18 de maio de 2009 acabou a Guerra Civil do Sri Lanka. Após 26 anos de conflito entre o exército cingalês e o grupo separatista Tigres da Libertação da Pátria Tâmil, o governo saiu vitorioso. Segundo estimativas da ONU, de 80 a 100 mil pessoas foram mortas.

Observando...

Cinco notícias que talvez você não tenha visto

  • Alckmin estuda dar acesso a armas para população rural
  • Empresa chinesa para qual Paes trabalha pede que ele não concorra ao governo do estado do Rio
  • GM vai anunciar plano de 30 novos carros no Brasil até 2022
  • Tais Araújo é a nova apresentadora do Pop Star no lugar de Fernanda Lima
  • Programa Silvio Santos tem o melhor ibope em dez anos

Palavreando

O tempo é surpreendente e os ventos do destino sopram com fúria e carregam para longe da gente todos aqueles que amamos ao ponto que um dia também seremos sugados.

Martha Medeiros no nosso cotidiano

Ouvir gente inteligente e de energia boa é uma oportunidade rara. Em tempo de tanto ódio e individualismo em que se fica rouco de tanto ouvir, abrir a mente e o peito para quem sabe tocar neles é algo que não pode ser desperdiçado. A vinda da escritora Martha Medeiros através de um talk show a Nova Friburgo é iniciativa louvável que espero que desperte os friburguenses para o difícil desafio de se olhar no espelho.

E aí, como estou para ser quem somos? E o que faço disso tudo que vivo e experimento? Tenho experimentado bem os sabores dos dias? Há respostas? Certamente não há obrigação de respostas, mas é sublime a tarefa da reflexão. Martha Medeiros tem grande capacidade de revelar a nós a poesia do cotidiano. Esse chato que nos acompanha, mas que faz a nossa vida ter graça. É no dia a dia que a grande história se faz. É no furor das horas que a biografia se escreve.

Olhar para o final, com o livro pronto, não é tão esplendoroso quanto viajar em cada frase sendo escrita. A cronista nos ensina isso sem ser escritora de autoajuda. Auxilia nesse caminho através de suas vivências tão bem traduzidas em fascinantes textos dos quais nos identificamos com um e outro pela nossa experiência pessoal. Tê-la, aqui tão perto, em Nova Friburgo, é perceber que podemos ver o mundo de forma tão incrível como ela. Pois com todo o seu talento, ela é como um de nós. A diferença está em como vemos aquilo que vivemos. Aí, a vida se torna mais leve, nem sempre tão divertida, mas certamente mais comprometida com o ato que é viver! O encontro com Martha é hoje, 18, às 19h, no Country, através do projeto Arena Mulher. Outras informações: contatoarenamulher@gmail.com.

Convocação de policiais

Pelo menos 1.100 aprovados no concurso para a PM devem ser convocados nos próximos dias. Além disso, 96 papiloscopistas da Polícia Civil também devem ser chamados. Segundo a Secretaria de Segurança, a chamada será feita após duas etapas da crise terem sido cumpridas: regularização dos salários e pagamentos do RAS (Regime Adicional de Serviço) da segurança.

Papiloscopistas

Os policiais estão no aguardo desde 2016, quando concluíram o curso de formação. Desde então esperam a chamada. A expectativa é que após essa convocação de 1.100, outros sejam convocados em etapas futuras. Os papiloscopistas também já concluíram a formação. O déficit é grande. Apenas 200 estão trabalhando, quando a necessidade seria de pelo menos 700. Os comandos das polícias só aguardam o aval do governador para a convocação.   

Celulares

Lojas que vendem celulares deverão informar, por meio de cartazes, que em caso de roubo, o aparelho pode ser bloqueado pela operadora através do Imei - um número de identificação global e único para cada telefone celular. A medida já está valendo.

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.