Colunas
Rodada final digna de filme
Hoje é dia
- da Cruz Vermelha Brasileira
- do voluntário
O dia
Em 1933 acabava a Lei Seca nos Estados Unidos. Adotada em 1920 pelo Congresso, ela proibia a fabricação e a comercialização de bebidas alcoólicas, mas fez crescer o crime organizado que a distribuía.
Observando...
Cinco notícias que, talvez, você não viu
- Alckmin já articula apoio do PMDB nas eleições de 2018
- Conselho de segurança dos EUA eleva risco de guerra na Coreia do Norte
- EUA se retiram de pacto da ONU sobre refugiados
- Mudança climática pode ser causa de queda na safra de castanha-do-pará
- Palmeiras perde patrocínio da Adidas
Palavreando
Alguns momentos vão chegar e em alguns momentos algumas pessoas vão sair de cena. A única coisa que não quero é ser o último a apagar as luzes.
Rodada final digna de filme
A frieza que geralmente visita retas finais de competições por pontos corridos passou longe da rodada final deste Brasileirão. Não faltaram gols nos acréscimos e mudanças repentinas no rebaixamento e na classificação para a Libertadores. Entre os cariocas, felicidade plena para o Flamengo com a vaga direta para a Libertadores e ainda a disputa pelo título da Sul-americana; meia felicidade para o Vasco que perdeu a vaga na fase de grupos da Libertadores com o gol de pênalti aos 50 minutos do arqui-rival rubro-negro; felicidade nenhuma para o Botafogo que dependia apenas de suas forças para ir à Pré-Libertadores e acabou fora. Pior. O Botafogo conseguiu o impossível. Nem se o Flamengo ganhar a Sul-americana e aumentar mais uma vaga para brasileiros na competição internacional, o Botafogo volta. Isso porque, o Atlético-MG venceu os juniores do Grêmio nos instantes finais numa belíssima virada.
Ao Vasco que teve com a vaga na fase de grupos o tempo todo torcendo pelo tropeço do Flamengo, agora terá novamente o Flamengo em seu destino, mas em papel diferente. Terá que torcer para o rival ser campeão da Sul-Americana e estar na fase de grupos. Sem dúvida, estar direto na fase de grupos muda todo o planejamento de investimentos e de captação de recursos. É aguardar e torcer.
No rebaixamento, o Vitória tem muito que agradecer aos céus. Mesmo perdendo o jogo de virada aos 50 minutos se manteve na elite. Tem que acender vela a todos os santos e a Chapecoense que derrotou e rebaixou o Coritiba que nos últimos anos cansou de flertar com a Série B. Em 2017, não teve a mesma sorte dos anos anteriores e de tanto flertar casou.
A Chapecoense é um capítulo à parte. Continua a nos emocionar. Difícil não torcer pelo time de Chapecó. Que história bonita de superação. Uma reconstrução que cativa. Um recomeço mágico. No ano passado, assustou quando a Chape negou a ideia apresentada por outros clubes de ser neutra, ficando pelos próximos quatro anos impedida de ser rebaixada. Não só jogou a competição com dignidade, como fez a melhor campanha de sua história e ainda garantiu uma inesperada vaga na Libertadores. Surpreendente e digna de filme. O futebol é a melhor metáfora da vida e a Chapecoense nos ensina a viver.
Parques estaduais
Os parques estaduais ganharam importantes reforços na divulgação de seus atrativos. O Inea (Instituto Estadual do Ambiente) lançou o site “Visite parques estaduais do Rio de Janeiro” e também mapas turísticos impressos dos 11 parques existentes, entre os quais o Três Picos, em Nova Friburgo.
Mapa interativo
O novo site traz informações sobre localização, lista de condutores de visitantes credenciados, histórico, clima, flora, fauna e os principais atrativos como trilhas e cachoeiras. O visitante também conta com mapas interativos de cada parque com as trilhas indicadas, seu traçado e tempo de percurso, além de guias para observações de aves para download.
Guia de campo
Foram lançadas ainda publicações sobre cada um dos parques com informações turísticas e mapas com as principais trilhas e atrativos que servirão como guia de campo, facilitando a orientação dos visitantes. Esses impressos serão distribuídos gratuitamente na sede dos parques administrados pelo Inea.
Alistamento online (1)
Trajano de Moraes é o primeiro município a receber o serviço de alistamento online. O único, por enquanto, dos 12 municípios de responsabilidade da Delegacia de Nova Friburgo. No Brasil é obrigatório que os jovens se apresentem para o alistamento militar, entre os meses de janeiro e junho, no ano em que completam 18 anos. Para fazer o alistamento militar pela internet, basta entrar no site www.alistamento.eb.mil.br, informar a data de nascimento e o número do CPF.
Alistamento online (2)
Dentro de um prazo máximo de 15 dias após ter efetuado o alistamento, o interessado deverá comparecer à Junta do Serviço Militar para validar o documento. O formato de alistamento militar é para os jovens com residência em Trajano e distritos. Antes o jovem tinha que comparecer a junta, mas agora tudo pode ser feito em casa, em apenas uma etapa.
Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário