Colunas
Bauernfest: morramos de inveja
Hoje é dia
- estadual do ipê amarelo
O dia
Em 28 de junho de 1997, pesquisadores descobriram em uma vala comum na cidade de Vallegrande (Cuba) os restos mortais do líder guerrilheiro Che Guevara. A ossada estava sem as mãos, o que indica que o corpo do revolucionário foi amputado para não ser identificado. Transferida para Cuba, foi enterrada com honrarias de chefe de Estado.
Observando...
Cinco notícias que talvez você não tenha visto
- Denúncia inédita contra presidente cria dúvida sobre ritos a serem seguidos no STF
- Proposta de FHC por eleições gerais antecipadas irrita Temer
- Crise no Brasil pode barrar negociação europeia com Mercosul
- Gasto de brasileiros no exterior é o mais alto para maio em três anos
- Transição para 5G já preocupa empresas do setor de telecomunicações
Palavreando
Ela é composta por urgências. Seus desejos são uma ordem. Ela é intensa e extrapola beleza de parar a rua. Ah, Deus! Por que tem que ser assim?
Bauernfest: morramos de inveja
O sucesso da Bauernfest em Petrópolis é inegável. E pensar que anos atrás eles copiaram e se inspiraram na festa da cerveja de Nova Friburgo. A nossa não existe mais. A deles é um sucesso de público, com atração de inúmeros turistas, forte movimentação econômica e levante de autoestima local. Valorizam a cultura alemã e se apropriam de duas peculiaridades tão friburguenses: a cerveja e a colonização alemã.
O que fazemos com isso? Morremos de inveja. Mas a inveja não leva ninguém a lugar algum. O sucesso da festa petropolitana é uma lição para nós.
Nova Friburgo é a primeira cidade de colonização alemã do país. Nova Friburgo é campeã na produção de cervejas artesanais. Nova Friburgo é o município com as mais baixas temperaturas do estado e uma das cinco menores do país. Nova Friburgo é a mais serrana das cidades da serra. Temos tudo. Só nos falta vontade de realizar. Visão macro. Coragem. Coragem para reconhecer nossos erros e buscar acertos.
A Festa da Cerveja faz enorme falta em nosso calendário. Não digo remontar ao tempo passado, ainda que não negue meu fascínio nostálgico. Mas é necessário reconstruir para recomeçar. Os 200 anos vêm aí e são uma oportunidade excelente de trazer de volta a festa da cerveja, repaginada. Parece que agora somos nós que temos que copiá-los. Copiemos e façamos ainda melhor do que já fizemos e do que eles fazem!
Friburguense (1)
Praticamente eliminado do 1º turno do estadual da série B, o Friburguense joga nesta quarta suas últimas fichas. Tem que vencer o Artsul, fora de casa, e ficar de olho em dois jogos. Torcida para que o Goytacaz vença o São Gonçalo e empate entre Duque de Caxias e Barra da Tijuca. Caso os resultados não ocorram, o Friburguense estará matematicamente sem chances.
Friburguense (2)
Ainda assim, somar pontos é essencial, já que além do campeão de cada turno, os dois times que mais pontuaram na soma dos dois turnos também se classificam para as semifinais gerais que definirão os que ascendem à primeira divisão. Atualmente, o Friburguense é apenas o 9º melhor aproveitamento entre os 21 participantes.
ID Jovem (1)
O Estado do Rio entrará de cabeça no Programa Identidade Jovem (ID Jovem). A iniciativa beneficiará jovens de baixa renda e alunos da rede pública estadual de ensino com meia-entrada em eventos artísticos, culturais, de lazer e esportivos. Diversas escolas da rede estadual estarão abertas ao cadastramento a partir do dia 8 de agosto.
ID Jovem (2)
O documento também será gerado através de um aplicativo para smartphone, que transformará o aparelho no próprio cartão, garantindo os benefícios da meia-entrada aos estudantes, conforme disposto no Decreto 8.537/2015, permitindo mobilidade e acesso à cultura, arte e a atividades esportivas. O programa também prevê fortalecimento da política ao direito de meia-passagem nos ônibus intermunicipais após esgotadas as duas vagas gratuitas a estudantes.
Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário