No inverno mora o perigo

terça-feira, 27 de junho de 2017

Quarta-feira passada, 21, entramos oficialmente no inverno, apesar de já estarmos passando por um bom tempo frio há muitos dias. Sempre é bom lembrar as pessoas dos problemas que chegam junto com a baixa temperatura. O inverno traz a oportunidade de se poder tomar uma sopa bem quente e saborosa, vestir um agasalho que estava só esperando para sair do armário, tomar um bom aperitivo ou vinho gostoso. Os que gostam podem curtir as festas juninas com seus salgadinhos e doces e pular as fogueiras.

Nossa terra é rica em pontos turísticos, com suas montanhas boas para escalar e paisagens lindas de se ver. Mas o nosso inverno também tem o seu lado perigoso. As baixas temperaturas trazem junto toda uma série de riscos para a saúde de um grande grupo de pessoas. Crianças de todas as idades, idosos e gente que tem doenças pulmonares como asma e bronquite, além de outras como a DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica), e também dos fumantes. Gripes, resfriados e pneumonias, estas últimas que podem ser causa de morte para idosos, principalmente. Gente que frequenta diariamente os hospitais - como eu, por exemplo - já se acostumou a encontrar nas portarias pessoas conhecidas, e ao perguntar o que fazem ali, as respostas são muito parecidas: mamãe ou papai está internado com pneumonia, ou então a esposa ou o marido, e muitas vezes um netinho. O tempo frio faz com que as pessoas se juntem em ambientes fechados, portas e janelas das salas de aula, igrejas e locais de trabalho e das próprias moradias ficam fechadas, facilitando a passagem de vírus de uns para os outros, o que faz as doenças se espalharem como fogo morro acima.

Os idosos são as principais vítimas das doenças do frio, como a pneumonia. Os óbitos deste grupo de pessoas crescem muito nesta época, por maiores que sejam os cuidados das famílias e dos médicos que os atendem. A própria idade e a enorme diminuição de sua capacidade de reagir contra as doenças, ou seja, sua baixa imunidade, associada a algumas deficiências físicas, como por exemplo, a falta de força para tossir e desta forma expelir de dentro dos pulmões o catarro que lá se acumula e que impede uma boa oxigenação, além de servir de caldo de cultura para as bactérias crescerem e se multiplicarem. Fora outras deficiências que o envelhecer traz consigo e que a medicina encontra dificuldades para superar.

O inverno é um bom momento para muitas atividades e reuniões de famílias ao redor das fogueiras e ao pé de uma boa lareira, mas traz também consigo perigos que nos obrigam a ficar atentos com as nossas crianças e, principalmente, com os nossos idosos.

TAGS:
Dr. Norberto Louback Rocha

Dr. Norberto Louback Rocha

A Saúde da Mulher

O ginecologista e obstetra Norberto Rocha assina a coluna A Saúde da Mulher, publicada às terças no A VOZ DA SERRA. Nela, o médico trabalha principalmente a cultura de prevenção contra os males que atingem as mulheres.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.