Próteses podem causar mal à saúde?

segunda-feira, 15 de maio de 2017

Entre os muitos avanços da ciência médica, um dos maiores foi a descoberta de que se poderia ajudar pessoas com problemas de saúde, através da colocação dentro de seus corpos, de dispositivos plásticos ou metálicos, que supririam a perda de função de estruturas naturais do corpo. O primeiro local beneficiado foi a boca, onde desde muitos anos já se praticava a colocação de obturações metálicas para reparar dentes que perderam partes por doenças, ou acidentes, sendo as mais freqüentes as chamadas cáries dentárias, quando um dente sofre ataques de bactérias que o corroem, provocando buracos que podem atingir o canal e a raiz do dente levando a sua perda total. Surgiram então as obturações com diferentes tipos de material e em seguida foram desenvolvidos os implantes, que conseguem substituir com plena qualidade os dentes verdadeiros perdidos. O mesmo sistema foi então aplicado para o resto do corpo humano.

Dos materiais mais pesados usados nas primeiras próteses, que tinham vida mais curta e causavam problemas aos pacientes, a engenharia médica foi, e continua, evoluindo até chegar nas modernas peças com um grau de pureza e de aceitação pelo organismo muito altos. Mas os mistérios do corpo humano ainda são muitos e grande parte deles ainda desconhecidos da ciência. Da suspeita de que as primeiras obturações contendo mercúrio poderiam causar danos ao organismo dos usuários, foi um pulo para se buscar novos materiais livres da substância. Hoje já dispõem os dentistas de novos e bons produtos. Recentes estudos com mulheres que foram submetidas a cirurgias nas mamas, e tiveram que colocar próteses mostraram que uma parte daquelas pessoas poderá ser vitima de um tipo raro de câncer do sangue chamado linfoma de células grandes, que pode estar ligado a processos inflamatórios causados pelo contato do tecido mamário com as superfícies rugosas das mesmas.

A partir de agora, mais atenção deverá ser dada obrigatoriamente a todas as mulheres que estão usando próteses nas mamas, pois os estudos revelam que se descobertas no início, a doença é curável e as próteses precisam ser retiradas. Uma dúvida surge agora entre os médicos imunologistas, será que outras próteses de diferentes produtos, colocadas nos ossos, dentes, coração, vasos sanguíneos e outras partes do corpo, nas cirurgias plásticas em geral, poderiam causar algum mal maior ao corpo no futuro?

TAGS:
Dr. Norberto Louback Rocha

Dr. Norberto Louback Rocha

A Saúde da Mulher

O ginecologista e obstetra Norberto Rocha assina a coluna A Saúde da Mulher, publicada às terças no A VOZ DA SERRA. Nela, o médico trabalha principalmente a cultura de prevenção contra os males que atingem as mulheres.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.