Colunas
Copa com 48 seleções é aberração
Hoje é dia
- do engenheiro militar
- mundial da enfermagem e do enfermeiro
O dia
Em 12 de maio de 1937 aconteceu a primeira transmissão ao vivo de rede de comunicação. Foi em Londres, na coroação do rei George VI.
Observando...
Cinco notícias que talvez você não tenha visto
- Lula pede que Polícia Federal devolva iPads dos netos
- PMDB quer obrigar bancada a votar a favor da reforma da Previdência
- Estudo mostra que portador de HIV hoje tem expectativa de vida de 78 anos
- Decisão do STJ permite a trans mudar sexo em documentos sem fazer cirurgia
- Além de salários, Cuca receberá R$ 1,5 milhão por retorno ao Palmeiras
Palavreando
Meus passos cantam, meus passos voam, meus passos pulsam e de passo em passo vou me transformando em mim mesmo.
Copa com 48 seleções é aberração
A maior competição do futebol mundial corre sério risco. A ampliação de 32 para 48 participantes é um absurdo político que desconstrói a longa história que fez da Copa o que é.
Não se considera o nível técnico com um inchaço desnecessário e se esquece a fórmula de sucesso que está na cabeça do torcedor por sua simplicidade e continuidade. É ruim para todos. Desvaloriza o sonho de chegar a uma Copa para os que não têm grande tradição e apequena os grandes. O aumento no número de participantes não é em prol da inclusão ou democratização da competição, mas é medida meramente política para agradar confederações e associações com o intuito de perpetuar no poder os que hoje nele estão.
O aumento no número de participantes é só a partir de 2026. Nas eliminatórias, mais vagas para todos os continentes e uma fase de repescagem entre seis equipes disputando duas vagas no país-sede da Copa do Mundo, possivelmente em novembro do ano anterior ao torneio. Já na Copa mesmo, 16 grupos de três equipes com uma sendo eliminada e as demais indo para a fase seguinte já em mata-mata até a grande final. O número de jogos aumentará de 64 para 80, mas o número de partidas jogadas pelos finalistas continua sendo 7, mesmo número com as 32 seleções. O jogo da fase de grupos atual será substituído por mais um no mata-mata. No entanto, as eliminadas da fase inicial terão feito apenas duas partidas. Outra polêmica é matemática. Com apenas duas partidas, o último confronto pode se tornar jogo de compadres, com os adversários jogando por um empate e ambos se classificando. A resposta a isso é a possibilidade de partidas que terminem empatadas sejam decididas nos pênaltis.
Sim! São muitas modificações na tradição que é exatamente o adjetivo que traz sucesso a Copa e ao próprio futebol.
Salários Estado (1)
O Estado deposita ao longo do dia de hoje, 12, os salários integrais de abril dos servidores ativos da Educação e do Degase e de todos os servidores ativos, inativos e pensionistas da Segurança. Estão incluídos policiais militares e civis, bombeiros, agentes penitenciários e funcionários das secretarias de Segurança e Administração Penitenciária e órgãos vinculados.
Salários Estado (2)
Já a Secretaria de Saúde liberou recursos para o pagamento de 50% dos salários de março dos servidores ativos, além de funcionários concursados administrativos e cargos comissionados. A data de pagamento ainda não foi definida. O pagamento dos ativos da Educação vêm ocorrendo com recursos do Fundeb. Já para Segurança, o pagamento será feito com recursos do Tesouro. O pagamento foi possibilitado pela arrecadação de receitas acima do inicialmente previsto.
Vacinação gripe (1)
A baixa procura pela vacinação contra a gripe preocupa e levou o Estado a emitir um alerta: o vírus da gripe predominante este ano é o B, vírus relativamente novo e, por isso, nem toda a população teve contato com ele e, consequentemente, não desenvolveu anticorpos contra a doença. Ao longo dos anos, e o H1N1 predominou por muito tempo. Agora é o influenza B que começa agora a circular.
Vacinação gripe (2)
A vacina aplicada na rede pública protege contra essa nova linhagem e também contra o H1N1 e H3N2. Iniciada no dia 17 de abril, a campanha vai até o dia 26 de maio. O dia D é amanhã, 13. No meio da campanha de vacinação, apenas 20% do público-alvo foram vacinados.
Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário