Revisão urgente do Estadual

terça-feira, 09 de maio de 2017

Hoje é dia

  • nacional do guia de turismo
  • da cavalaria do Exército
  • do campo
  • da cozinheira

O dia

Em 10 de maio de 1978, cerca de 3 mil pessoas se reuniram na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, na cidade de São Paulo, em favor da anistia dos perseguidos pela Ditadura brasileira.

Observando...

Cinco notícias que talvez você não tenha visto

  • Psol sinaliza candidatura de Chico Alencar para a Presidência
  • Trump aceita convite para visitar territórios palestinos
  • Campanha no Reino Unido pede 82 mil bonecas infláveis para presos liberarem testosterona
  • Supositório de maconha promete acabar com as cólicas menstruais
  • Selton Mello vai estrelar série de José Padilha inspirada na Lava-Jato

Palavreando

Deixa de voar para andar e se as asas aparecerem de repente, simplesmente voa e deixa o voo ser o que tem que ser.

Revisão urgente do Estadual

Apenas dois jogos do Estadual tiveram público excelente. O Fla-Flu da final da Taça Guanabara e a última partida da competição entre as mesmas duas equipes. O fato é que nossos “fabulosos” dirigentes apostaram suas fichas na realização de vários clássicos para aumentar a média de público. Só esqueceram que o torcedor não é bobo e o excesso de clássicos não é garantia de aumento de interesse. A falta de competitividade dessas partidas, ou seja, seu tom amistoso não gera rivalidade, tampouco estádio cheio.

Convenhamos e é preciso admitir: o Estadual deste ano foi um fracasso. E não foi um fracasso por conta do nível técnico. Pelo contrário. Há muito não se tinha dois times tão bons quanto os de Flamengo e Fluminense. O Vasco, apesar de não estar lá essas coisas, não estava nem pior ou melhor do que no ano passado. O Botafogo, apesar de focado na Libertadores, apresenta o melhor time dos últimos anos. Sem contar a boa participação do nova Iguaçu – o melhor entre os pequenos – e o bom desempenho do Madureira, especialmente no 1º turno. O fracasso deste ano foi no formato de disputa.

O que eu não consigo entender é por que se mexe no que dá certo. Ora, nos anos 2000, o Estadual encontrou sua melhor fórmula. Era emocionante com dois turnos, duas semifinais e uma grande final entre os campeões de turno. Era atrativo, mesmo quando o nível técnico era inferior. Esse é o modelo. O que se precisa discutir, de certo, é se a melhor quantidade de participantes é de 12 ou 16. A partir daí definir se haverá seletiva ou não. Para o Friburguense, por óbvio, o melhor é não ter pré-estadual, caso o time consiga, é claro, subir da segundona.

Independentemente dos interesses do nosso Friburguense, o fato, portanto, é que algo precisa ser feito. Não dá para manter essa aberração deste ano em que finais não valem nada e a competição toda se resume a uma partida. É preciso valorizar os clássicos, as decisões e também os clubes de menor investimento. É necessário colocar os adjetivos corretos para os atores. Torcedor não é bobo e dirigentes...

Nova carteira de motorista (1)

A nova carteira de motorista já está sendo emitida com um QR code (desenho quadriculado em preto e branco que pode ser lido como um código de barras). O novo dispositivo de segurança tem o objetivo de evitar falsificações e dar mais praticidade na identificação dos motoristas.

Nova carteira de motorista (2)

Qualquer pessoa, por meio de um aplicativo no telefone celular integrado ao Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach), poderá fazer a leitura do QR code. É aberta uma janela com os dados do motorista, inclusive a foto. Assim, será possível atestar se o documento é verdadeiro ou não. A principal falsificação nas carteiras de motorista atualmente é a alteração da foto, com a manutenção dos demais dados.

Incêndio florestal

Guarda-parques estão sendo capacitados para a prevenção a incêndio e defesa florestal. Os agentes participam de atividade prática de simulação de incêndio e empregaram técnicas que aprenderam, durante o curso, para debelar o fogo. Os cursos abrangem as características dos parques, biodiversidade, legislação ambiental e técnicas de prevenção e combate a incêndios florestais.

Montanhismo

Está aberta a Temporada de Montanhas (ATM) “Rio nas Montanhas”, promovida pela Federação de Esportes de Montanha do Estado do Rio de Janeiro (Femerj). Em sua 30ª edição, a programação segue até outubro. O Parque dos Três Picos, em Salinas, é considerado um dos mais atrativos para a atividade. Destaque para a travessia Vale dos Deuses e Vale dos Frades. Entre as práticas, escalada, rapel e trilhas.

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.