O maior campeão do Rio

segunda-feira, 01 de maio de 2017

Hoje é dia

  • do taquígrafo

O dia

  • Em 2 de maio de 1870, a ópera O Guarani, de Carlos Gomes, foi apresentada pela primeira vez. A estreia ocorreu no Teatro Alla Sacla (Itália).

 

Observando...

Cinco notícias que talvez você não tenha visto

  • Datafolha aponta que 71% são contra a reforma da Previdência
  • A cada uma hora, uma pessoa é roubada enquanto dirigia ou no carro estacionado
  • Estudo indica que substância do queijo pode prolongar vida e evitar câncer
  • Japão fica sem batatas fritas por causa de tufões no país
  • Facebook admite existência de campanhas de manipulação na rede

Palavreando

O infinito se faz no finito de cada instante. Eternidade é então uma infinidade de finitos reunidos.

O maior campeão do Rio

O Flamengo está muito próximo de se consagrar campeão estadual pela 34ª vez. A conquista isola ainda mais o rubro-negro na ponta em número de títulos estaduais. O Fluminense, que por muitos anos perdurou como o maior campeão, perdeu a posição nos anos 2000, acumulando 31 títulos.

Outro fato importante é que o Flamengo pode ser campeão invicto. O empate na partida do próximo domingo dá ao Flamengo a sexta conquista invicta na história. Numa rivalidade muito particular, empataria em número de títulos invictos com o Vasco.

O Flamengo foi muito superior na primeira partida da decisão. A defesa funcionou, impedindo poucos chutes do Fluminense. O ataque bombardeou a defesa tricolor que falhou. O próprio Abel Braga reconheceu a superioridade do rival. O técnico do Fluminense sabe a difícil missão que terá para reverter a vantagem rubro-negra e no mínimo levar a decisão para os pênaltis. Exatamente como foi na conquista da Taça Guanabara. No entanto, terá que tirar a invencibilidade de um time que venceu 11 vezes e empatou 5.

O primeiro jogo da decisão passou longe do jogão que foi o Fla-Flu da final da Taça Guanabara. E com a possibilidade de levantar o caneco com um empate, a tendência é que o Flamengo jogue com inteligência defensiva, esfriando estrategicamente a partida. Fato é que o Flamengo pode ter a sua melhor semana no ano ou a pior. Na quarta, pode até conseguir a vaga para as oitavas na Libertadores de forma antecipada. Basta vencer o Universidad Católica, em casa e torcer pelo Atlético-PR diante do San Lorenzo. Mas se perder ou empatar e o San Lorenzo vencer o Atlético-PR, a coisa complica e a vaga será decidida na última rodada na Argentina. Uma semana trabalhosa, mas que tende a ser inesquecível, mais pro bem do que pro mal!   

Roubo de carros (1)

O roubo de carros e o número de roubos no interior de veículos aumentaram em todo o Estado. De 2015 para 2016 o aumento foi de 65,1%. O fenômeno não é uma exclusividade da Capital, onde apesar do aumento ter sido maior 67,5%, está bem próximo da média estadual. Já em relação aos furtos houve queda. 23,1 de registros a menos que em 2015.

Roubo de carros (2)

Vale diferenciar a identificação do que é furto e roubo: se um ladrão toma algo que pertence à outra pessoa sem estabelecer contato com ela, comete furto. Se houver contato com a vítima, violência ou ameaça, é roubo. Por isso, o aumento no índice de roubos assusta, pois configura aumento de violência, com uso de armas ou agressão física. 

Febre aftosa

Começou ontem, 1º, a primeira etapa anual de vacinação contra a febre aftosa. Os produtores rurais têm até o dia 31 de maio para imunizar os animais de qualquer idade de seus rebanhos bovinos e bubalinos. O estado está há 20 anos sem o registro da doença. A declaração de vacinação pode ser feita pelo próprio produtor na página www.agricultura.rj.gov.br.

Biblioteca digital (1)

A Biblioteca Digital já está disponível para todos os estudantes e profissionais da Rede Estadual de ensino. A iniciativa permite baixar, gratuitamente, livros de consagrados autores brasileiros e estrangeiros. Mais de 150 obras estão digitalizadas, em arquivos PDF no site www.conexao.rj.gov.br.

Biblioteca digital (2)

Ainda que a Biblioteca Digital tenha sido criada para estudantes, professores e demais profissionais da área de educação que trabalham na rede estadual de ensino, o acervo online está também disponível para todos. As publicações estão em domínio público e podem ser baixadas ou abertas para leitura por meio do computador, aparelho de telefone celular ou tablet.

 

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.