Colunas
O futuro da telefonia
Hoje é dia
- do goleiro
- do juiz classista da Justiça do Trabalho
- da primeira missa no Brasil
O dia
Em 26 de abril de 1994, a África do Sul realizou suas primeiras eleições multirraciais, com a vitória da coalizão liderada por Nelson Mandela.
Observando...
Cinco notícias que talvez você não tenha visto
- Dívida pública sobe 3,17% e deve fechar ano em R$ 3,5 trilhões
- Por candidatura à presidência, Jair Bolsonaro deve trocar PSC por PTB
- PSB se posiciona contra reformas e deixa Temer sem 35 votos
- Roteiristas aprovam greve nos EUA que deve atrapalhar andamento de séries
- Maradona quer treinar a Argentina na Copa de 2018
Palavreando
Nos tantos personagens que inventei, nenhuma das roupas coube ou cabe em mim.
O futuro da telefonia
Estamos prestes a testemunhar uma verdadeira revolução na telefonia brasileira. Uma revolução que vem sendo construída. Pode não parecer, mas numa velocidade como nunca antes visto. Afinal, a democratização das linhas fixas começou na década de 90. Menos de 30 anos depois, estamos diante de um País que vem eliminando os telefones em casa e bate recorde de aparelhos celulares.
Mais do que linhas pré ou pós, assistimos com prazer a possibilidade que aplicativos como WhatsApp trazem. Eliminam o "gasto" com telefone e se utilizam da internet como forma de se comunicar sejam através de áudio em tempo real, vídeo-chamada ou mesmo áudio nas conversas por mensagens.
Se o SMS está praticamente sepultado, não demorará muito para as ligações telefônicas ganharem uma nova cultura. De olho nisso e se antecipando, a Claro é a primeira operadora a eliminar a cobrança de voz em seus planos pós-pago. A partir de agora, a operadora vai diferenciar os pacotes apenas pelo volume de dados para conectar na internet. As chamadas telefônicas - para qualquer operadora em qualquer localidade do país - passam a ser ilimitadas. Na semana passada, a Oi, de forma menos ousada, mas que merece destaque, também anunciou mudança em seus planos: através de um aplicativo o cliente pode reduzir o volume de minutos e aumentar o de dados, e vice-versa.
É uma mudança radical. É um marco que, naturalmente, terá que ser copiado pelas concorrentes. Mas que os valores pagos por internet não se tornam absurdos.
Veículos com documentos falsos (1)
O Detro está emitindo alerta sobre vendas de veículos com documentos falsos pela internet. São anunciados, em sites de vendas, veículos supostamente leiloados pelo órgão, sem nunca ter constado no sistema do Detro. Os compradores estão adquirindo falsos autos de leilão e notas fiscais. Assim, as vítimas não conseguem regularizar a documentação e nem adquirir o bem supostamente leiloado.
Veículos com documentos falsos (2)
As vítimas são orientadas a registrar ocorrência na Polícia, por se tratar de um caso de estelionato. Para evitar esse tipo de golpe, o Detro orienta a população a adquirir veículos em leilões públicos, utilizando apenas os canais oficiais. Os leiloeiros oficiais, ao emitirem a nota fiscal, fazem comunicação de venda do veículo para Detran e Detro. Atualmente, as notas fiscais dos leilões são eletrônicas.
Ônibus intermunicipais (1)
Com reclamações cada vez mais frequentes, o Procon resolveu lançar uma cartilha que destaca os cuidados ao usar ônibus intermunicipais. No mesmo material também há orientações sobre hotéis. A cartilha, assim como outros materiais sobre viagens – incluindo deslocamentos de avião e esclarecimentos sobre milhagens – estão disponíveis em www.procon.rj.gov.br.
Ônibus intermunicipais (2)
Entre as dicas para ônibus, estão detalhes que podem passar despercebidos como: guardar sempre o comprovante de bagagem e o bilhete de passagem; identificar a mala por dentro e por fora com endereço de origem e de destino; a possibilidade de comprar bilhete com a data em aberto por até um ano; os dois assentos gratuitos reservados para idosos e a obrigação de indenização por parte das empresas em caso de extravio ou dano da bagagem.
Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário