Colunas
Cérebro, estômago e coração
Hoje é dia
- da Era Espacial
- nacional da normalista
O dia
Em 16 de março de 1964, o Comando Geral dos Trabalhadores ameaçou reagir se o Congresso Nacional aprovasse o pedido de reformas encaminhado pelo presidente João Goulart.
Observando...
Cinco notícias que talvez você não tenha visto
- Desigualdade no país aumenta pela primeira vez em 22 anos
- Dez governadores são alvos da lista de Janot encaminhada ao STJ
- Trump quer extinguir tributo que corresponde a 82% do valor pago por ele
- Após impeachment, Coreia do Sul interrogará ex-líder e adiantará as eleições
- Pesquisa recria neurônios e encontra gene ligado à anorexia
Palavreando
A prudência pode me fazer mais contido, porém não esconde o encantamento que faz tudo aqui dentro estar mais florido.
Cérebro, estômago e coração
A polarizarão do Brasil não faz bem se não faz pensar. Falta cérebro e sobra estômago enquanto não se acha o coração. Sobra cérebro e falta estômago enquanto não se descobre o coração. Omeprazol e Rivotril não são os remédios que nos salvarão.
A vontade nacional de crucificar qualquer fala, toda posição, posts alheios nas redes sociais de quem sequer conhece virou mania - e manias geralmente são muito nocivas -, pois manias não são teimosias apreciáveis. A vigilância permanente de caça a erros de quem gostamos ou não gostamos é o maior erro que se pode cometer para consigo mesmo. Isso acaba sendo muito perverso para nós como sociedade, mas também como indivíduos.
Não prego cuidado, porque sou um adepto das liberdades. Mas também sou um entusiasta do respeito. Opiniões construtivas merecem ser respeitadas. O conhecimento merece respeito. O preconceito não só não merece respeito como precisa ser combatido. Não com raiva, pois ódio não se derrota com ódio. Mas com coração. Onde está o coração brasileiro?
Cérebro e estômago. Talvez nem um, tampouco outro. Mas nação. O equilíbrio do coração que anda na corda bamba mesmo nas paixões e não comunga da tese do viver por sobreviver. Mas viver para se equilibrar. O coletivo necessita do equilíbrio, mas que para alcançá-lo precisa antes experimentar o que é humanidade.
Empurrar com a barriga pode não doer o estômago, mas pesa o cérebro e desmotiva o coração. É preciso coragem para se olhar no espelho e admitir que não gosta do que se vê. Eu não gosto do atual momento do Brasil. Extremismos nunca fazem bem e pouco ou nada constroem. Não prego a ausência de luta, pelo contrário. Mas que possa ser vestida de afeto para consumar alternativas. Raiva, revanchismos e "bombas de efeito moral" causam descrença e desunião. O barco está afundando e a lama também pode afogar os bons. O coração boiará, mas não pode continuar "boiando".
ICMS Verde (1)
Haverá mudanças no ICMS Verde, no entanto, só para o ano de 2018. O recurso recompensa as cidades que tiverem mais iniciativas de proteção ao meio ambiente. O ICMS Ecológico possibilita aos municípios acesso a parcelas maiores dos recursos financeiros arrecadados pelo Estado.
ICMS Verde (2)
A medida tem critérios diferenciados de redistribuição de recursos do ICMS, que reflete o nível da atividade econômica nos municípios em conjunto com a preservação do meio ambiente. Os cálculos que definem o percentual de recursos do ICMS repassados a cada município são realizados a partir de investimentos como tratamento de esgoto; gestão de resíduos sólidos e substituição de lixões por aterros sanitários; criação de unidades de conservação; e monitoramento da água.
Bancos lideram reclamações
O sistema financeiro lidera o ranking das denúncias feitas ao Procon em Nova Friburgo. Assuntos financeiros, créditos e financiamentos em bancos encabeçam a lista, colocando os bancos como centro das reclamações do serviço de proteção ao consumidor.
Guia do consumidor (1)
O Procon lançou um guia digital com dicas para compras em supermercados. Estão reunidas orientações e informações sobre temas como planejamento das compras, cálculo das despesas, venda casada e promoções relâmpago. O arquivo pode ser lido ou baixado no site do órgão (www.procon.rj.gov.br).
Guia do consumidor (2)
As dicas foram resumidas em pequenos tópicos, com linguagem simples e direta. Uma vez baixado o arquivo, não é preciso estar conectado à internet para acessar o conteúdo, seja de um computador, tablet ou smartphone. O guia digital destaca, por exemplo, que os estabelecimentos não são obrigados a aceitar cartões de crédito ou débito, mas, caso aceitem, não podem estabelecer valores mínimos para seu uso.
Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário