Colunas
Mulheres de Nova Friburgo
Hoje é dia
- internacional da Mulher
O dia
Em 8 de março de 1857, insatisfeitos com a greve das funcionárias, os donos de uma fábrica têxtil de Nova York, nos Estados Unidos, trancaram as grevistas e colocaram fogo no prédio. Todas morreram queimadas e a data foi transformada em Dia Internacional da Mulher.
Observando...
Cinco notícias que talvez você não tenha visto
- Estudo do Senado mostra que déficit do Rio só vai zerar em 2025
- PSDB começa a cogitar Doria e Alckmin diz que quer ser presidenciável em 2018
- Gilmar Mendes diz que caixa dois ameaça eleições de 2018
- Carnavalesco Paulo Barros troca a campeã Portela pela Vila Isabel
- Botafogo lucra mais que Flamengo e Fluminense com renda de final
Palavreando
Quero tempo para fabricar saudades futuras.
Mulheres de Nova Friburgo
Nova Friburgo é uma cidade feminina. Deveria ser feminista mais do que qualquer outra. Uma cidade que é a que é muito graças às suas mulheres. Mulheres costureiras. Mulheres empresárias. Mulheres educadoras. Mulheres rurais. Mulheres cozinheiras. E o que é Nova Friburgo?
Um lugar que é capital da moda íntima pelas mãos das mulheres que trabalhavam nas gigantes fábricas que declinaram e fizeram demissão em massa. As mulheres demitidas poderiam ter desistido, mas não! Bravas guerreiras, pegaram o dinheiro da rescisão e compraram máquinas de costura. Começaram a trabalhar em casa, no fundo do quintal. Cresceram. Compraram uma segunda, uma terceira máquina. Começaram a empregar e aí nasciam as confecções que hoje são dezenas espalhadas por todo o município. Do fundo de quintal a espaços maiores, dos espaços improvisados às mini-fábricas. Empreendedoras. Líderes.
Um lugar reconhecido por ser polo educacional nos diversos segmentos. As professoras das creches que iniciam o fascínio da leitura em nossas crianças. As educadoras formadas pela nossa histórica Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia. Mulheres de Nova Friburgo que ocupam diversas profissões que servem de aula para nossos universitários de todas as partes da Região e de outros estados.
Mulheres do campo que plantam flores, morangos, verduras e hortaliças. Que de sol a sol não só aram a terra, mas colorem nossos vales com frutos que produzem a riqueza do alimento. Alimento que vai para a mesa desse lugar que tem um dos maiores polos gastronômicos do Rio de Janeiro. E conquistam pelos seu temperos, pela magia de seus doces, pelo fascínio de seus pratos que posam para as fotos, mas mais ainda: arrebatam paladares e conquistam corações.
E poderíamos falar das mulheres que cuidam de nossos doentes nos hospitais, das que pintam quadros, daquelas que fazem poesia. Das que cantam nos bares e daquelas que desfilam nas passarelas. Das mulheres que cuidam de nossos lares ou daquelas que sorriem ao varrer das ruas as nossas aflições. As mulheres que registram a nossa história ou impregnam de sorrisos os filhos, os amantes...
Nossas mulheres que fazem de Nova Friburgo dinâmica, lugar de coragem e sempre motivada a alcançar o seu destino de ser mais do que se supõe. Parabéns a elas. Nova Friburgo se curva a elas e eu digo: muito obrigado!
Crédito consignado
O governo estuda uma medida para ampliar o crédito dos trabalhadores. Deve ser estipulado em breve um alongamento do prazo de pagamento das dívidas com crédito consignado (com desconto em folha). Os detalhes ainda estão sendo discutidos, mas o limite máximo pode passar de 96 meses para algo entre 120 e 130 meses.
Aplicativos estudantes do Estado (1)
A rede estadual de ensino está incentivando o uso de alguns aplicativos desenvolvidos por educadores da própria rede. Entre os exemplos, estão os aplicativos pedagógicos Universos & Tribos, Profissap e Sonhe!. Os aplicativos estão disponíveis para os sistemas operacionais Android e iOS.
Aplicativos estudantes do Estado (1)
O aplicativo Universos & Tribos é um quiz – perguntas e respostas – voltado para o conhecimento das disciplinas. Com o smartphone, o estudante tem acesso a exercícios em sala de aula, na rua e em casa. Já o aplicativo Profissap propõe um direcionamento para a área de interesse, com a descrição de profissões, um teste vocacional. Já o Sonhe! fornece informações sobre temas como Matemática, Música e História.
Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário