Um novo mundo a partir de hoje?

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017
Foto de capa
Convidativa, hein? Há 15 minutos do Centro, a cachoeira da Feiticeira, particularmente, é um dos meus lugares prediletos. Prova concreta de que se Nova Friburgo não tem praia, tem águas maravilhosas para relaxar e se re-energizar. Sem filas, sem sal no corpo.

Hoje é dia

  • de São Sebastião
  • da cidade do Rio de Janeiro
  • de Oxalá
  • do farmacêutico
  • Nacional do Fusca

O dia

Em 20 de janeiro de 2002, o prefeito de Santo André-SP, Celso Daniel, foi encontrado morto pela Polícia Militar do município paulista de Juquitiba. Ele havia sido seqüestrado dois dias antes no momento em que saía de um restaurante de São Paulo, onde havia jantado com um amigo.

Observando...

Cinco notícias que, talvez, você não tenha visto

  • Justiça derruba decreto de Pezão que sobe tarifa do Bilhete Único
  • Após liberar FGTS, governo Temer estuda restringir saques
  • Governo quer elevar valor de imóvel do Minha Casa, Minha Vida
  • Gabriel Jesus vira febre e "domina" marketing do Manchester City
  • Audiência de A Praça é Nossa cresce com reprises de programas antigos

Palavreando

A paixão é o capítulo mais generoso de qualquer história.

Um novo mundo a partir de hoje?

Os Estados Unidos já foram mais poderosos, mas continuam muito poderosos e o que acontece lá influencia o restante do mundo. Hoje, 20, toma posse um novo presidente. E, nunca antes na história, o planeta se preocupou tanto com essa posse e a nova política que poderá vir a ser implementada. Trump representa medo, mas um medo baseado especialmente na imprevisibilidade.

O projeto por ele apresentado nas eleições foi o vencedor, ainda que não o mais votado. Alertou para o complexo processo eleitoral dos Estados Unidos colocando esse sistema, inclusive, em xeque.

Entre as propostas, a caça aos imigrantes representa mais do que uma reorganização de fronteiras, mas um ato que pode instigar o xenofobismo e consequentemente ódio e guerra. As medidas protecionistas também preocupam e deixam no capitalismo e no neoliberalismo vigente, receio de que seu fim ou profundas transformações estejam próximos. A perseguição às minorias baseado num falso moralismo também configuram o fim de um orgulho americano que se espalhou pelo ocidente: o do respeito e convivência com as liberdades.

Por tudo que Trump disse ao longo da campanha, o medo é real e não se trata de frutos da imaginação. Mas, ao mesmo tempo, há esperança de que tais defesas não prosperem e o mundo seja lugar de paz. Que ele tenha falado mentiras na campanha e não siga em frente com o que defendeu. Assim, que todos nós estejamos enganados com Trump! O nosso engano será o melhor para a humanidade. Mas se não estivermos enganados... É melhor se preparar para tempos realmente muito difíceis e sombrios.  

Febre amarela (1)

Dois municípios da região entraram na lista de vigilância da febre amarela: Carmo e Cantagalo. O nível de vigilância a pacientes com sintomas característicos da febre amarela ocorre em outros 12 municípios que fazem divisa com Minas Gerais e Espírito Santo. Pelo menos 250 mil doses da vacina contra a doença deverão ser distribuídas às prefeituras dessas cidades, para criar uma região de bloqueio contra o vírus da doença.

Febre amarela (2)

A medida tem caráter preventivo, pois segundo o estado, não foi registrado nenhum caso de febre amarela em nenhum município fluminense em 2016 e 2017. No momento, quem mora nos outros municípios do estado não precisa ser imunizado, a não ser que tenha que viajar para áreas com transmissão comprovada da doença. Essas pessoas devem procurar o posto de vacinação mais próximo com pelo menos dez dias de antecedência da viagem.

Edson Barboza (1)

 Começou a divulgação da próxima luta do friburguense Edson Barboza no UFC. Ele foi escalado para enfrentar o norte-americano Beneil Dariush, em Fortaleza-CE, no dia 11 de março. Vitor Belfort e Kelvin Gastelum será a luta principal deste UFC Fortaleza. No entanto, o vídeo de divulgação dá grande destaque para o card que tem Edson Barboza.

Edson Barboza (2)

O friburguense vem de vitórias contra Gilbert Melendez, em julho, e Anthony Pettis, em abril. Ele venceu cinco de suas últimas sete lutas. Será a quinta apresentação dele no Brasil atuando pelo UFC. E o retrospecto também é positivo. Três vitórias e apenas uma derrota. Edson é o quinto colocado na categoria dos leves. Dariush venceu sete de seus últimos oito adversários e é o nono.

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.