O número de presos aumenta e a violência também

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Hoje é dia

  • Internacional do riso
  • da esteticista

O dia

Em 18 de janeiro de 1778, foi descoberto o Hawaí. O capitão inglês James Cook, navegante, descobriu o arquipélago que foi batizado de ilhas Sandwich.

Observando...

Cinco notícias que, talvez, você não tenha visto

  • Restaurante japonês é suspeito de lavar dinheiro para Sérgio Cabral
  • Planejamento libera só 16% de gasto do orçamento no trimestre
  • Empresário condenado será novo embaixador de Israel no Brasil
  • Presidente da China ataca política externa de Trump em Davos
  • Frejat anuncia saída do Barão Vermelho; Rodrigo Suricato assume vocais

Palavreando

Os sonhos sempre são bons, mas muitas das vezes o que nos tornamos sem ter imaginado é melhor ainda.

O número de presos aumenta e a violência também

O Brasil vive uma crise sem proporções no seu sistema carcerário. Imprevista? Não! Mais do que esperada. A política de segurança pública nacional alimenta de forma deliberada e competente isso.

Caro e ineficiente. Mas não é caro porque se gasta muito com ele, mas porque suas finalidades são extremamente duvidosas. Superlotado que enche as ruas com mais bandidagem. Está provado: nossas cadeias são faculdades para o crime. O estado vem perdendo para o crime organizado, enquanto só se prende ladrão de galinha e usuário de drogas.

Em outras palavras, o estado brasileiro só está ganhando dos ladrões que ele mesmo cria por conta da miséria e da falta de assistência devida como educação, saúde e emprego. Só está ganhando dos usuários de drogas que ele mesmo mantém por não debater com a devida justiça a liberação da maconha, por exemplo, e por não tratar o tema como questão de saúde pública.  

Enquanto isso, a polícia fica enxugando gelo, policiais vem sendo mortos e inocentes também. O combate ao crime organizado que, inclusive, financia campanhas políticas, não ocorre e as facções dominam não só as prisões, mas o país inteiro.

O número de presos aumenta e a violência também. Mais fora do que dentro das penitenciárias. Portanto, não se trata de aumentar o número de presos para resolver a questão da segurança. Se assim fosse, o Rio de Janeiro seria um paraíso. Afinal, nos últimos anos o número de presos aumentou mais de 50%. E, eu te pergunto: a violência aumentou ou diminuiu? Lamento informar que os próprios dados oficiais comprovam: aumentou em proporção ainda maior. Imagine agora o que não está nos dados oficiais e duplique. A sensação da violência não é uma sensação - é uma realidade.         

Prender mais não é sinal de diminuição da violência ou que a sociedade está ganhando essa batalha. Está se prendendo errado e temo que seja de forma proposital. Com os atuais remédios, não haverá mudança nem a longo prazo.

Nova Friburgo na capital (1)

Nova Friburgo ao lado de Niterói foram as duas primeiras contempladas no retorno do projeto Cidades Maravilhosas. O objetivo da ação é mostrar os principais destinos turísticos do estado para os visitantes da cidade do Rio. Durante o último fim de semana, representantes de Nova Friburgo e Niterói apresentaram as belezas e peculiaridades dos municípios aos turistas do Pão de Açúcar.

Nova Friburgo na capital (2)

A ideia do projeto é aproveitar o alto índice de turistas nacionais e internacionais que visitam o Rio de Janeiro para divulgar os destinos do interior. A proposta é mostrar a eles que existem muitos outros atrativos que ficam a menos de três horas, e que eles podem aproveitar para esticar a viagem e desfrutar de praias, serras, cachoeiras e muito mais. Para os sábados seguintes serão divulgados os municípios de Cabo Frio, Cachoeiras de Macacu, Armação de Búzios e Vassouras.

Compra Rio

O programa Compra Rio promoveu nesta terça-feira, 17, uma rodada de negócios destinada ao setor de panificação. Aproximando pequenos fornecedores de médios e grandes estabelecimentos, o primeiro encontro do programa do ano teve sete âncoras. O Compra Rio possibilita, gratuitamente, que pequenos fornecedores apresentem seus produtos e serviços às empresas âncoras. Nova Friburgo teve empresas representadas.

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.