Colunas
Doença trapalhona
Apesar de não ser esta época um bom momento para as mulheres pensarem em engravidar ,e isto é fácil de entender, por causa das viroses que nos ameaçam, como a zika, febre chikungunya e a dengue, sendo que até o momento a mais ameaçadora para as grávidas seja o zika vírus, pelas graves lesões que causa no feto, já comprovadas pela ciência medica. A zika é a doença mais destruidora de todas, pois causa uma lesão cerebral chamada de microcefalia , ou seja, diminuição do cérebro.
Mas, a vida segue, e cada pessoa tem seu tempo, seu momento de decidir rumos para sua existência. Assim sendo, mesmo com todas as preocupações com estas doenças que rondam por aqui, muitas mulheres tentam engravidar. A maioria delas tem relativa facilidade e com poucos meses sem usar métodos anticoncepcionais, surge a almejada gestação.
Contudo um grupo de mulheres, que pode variar entre 20% a 30%, vai encontrar pedras pelo caminho até engravidar. Algumas, por terem sofrido de doenças infecciosas na juventude, sofreram lesões nas trompas que podem ter causado uma espécie de entupimento nelas, impedindo a passagem dos óvulos e podendo até mesmo causar uma gravidez dentro da trompa , o que é um acontecimento grave e perigoso pois costuma causar hemorragia interna , podendo colocar em risco a vida da pessoa.
Mas existem muitas outras causas de dificuldades para engravidar, uma delas, por exemplo, é a obesidade. Muitas mulheres com muito peso acima do normal não conseguem ovular e portanto não engravidam. E perder peso, para muitas é coisa difícil, pois trata-se de um problema complexo que envolve causas orgânicas e emocionais.
Devemos lembrar também que muitas não engravidam porque o companheiro é que tem algum tipo de problema e não ela. Uma doença que também pode atrapalhar, mas não impedir, uma mulher de engravidar é uma que se chama ovários micropolicísticos. Atinge aproximadamente 15% da população feminina. Antigamente era muito difícil de se diagnosticar, mas agora com uso da ultrasonografia ficou muito mais simples de se descobrir. Ela causa uma serie de problemas para a mulher. As mais freqüentes são as menstruações descontroladas, com falta de ovulação,espinhas no rosto e nas costas, aumento de pelos na face e na barriga além de pele e cabelos oleosos.
A causa da doença ainda permanece desconhecida. Os tratamentos feitos com anticoncepcionais costumam dar bons resultados. Estas mulheres também costumam apresentar níveis de insulina aumentados no sangue e por isto o uso de medicamentos a base de metformina, sempre com acompanhamento médico, ajuda muito a melhorar a função dos ovários e facilitar engravidar.
Dr. Norberto Louback Rocha
A Saúde da Mulher
O ginecologista e obstetra Norberto Rocha assina a coluna A Saúde da Mulher, publicada às terças no A VOZ DA SERRA. Nela, o médico trabalha principalmente a cultura de prevenção contra os males que atingem as mulheres.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário