Natal com crise

quinta-feira, 08 de dezembro de 2016

 

Hoje é dia

  • da criança defeituosa
  • do profissional da culinária
  • Nacional do fonoaudiólogo

O dia

Em 9 de dezembro de 2007, o Brasil teve a sua primeira vítima de terremoto na história. Um terremoto de 4,9 graus na escala richter atingiu a cidade de Itacarambi, em Minas Gerais. Jesiqueli Oliveira da Silva, 5 anos, tornou-se a primeira vítima de terremoto no país.

Observando...

Cinco notícias que, talvez, você não tenha visto

  • Lula prevê que Temer não conclui mandato e que FHC voltará
  • Dilma é listada entre as ‘mulheres do ano’ pelo jornal ‘Financial Times’
  • MG vai pagar 13º salário de servidores em duas parcelas
  • Na França, Le Pen quer fim de ensino gratuito a filho de imigrante irregular
  • Barcelona convida Chapecoense para disputa do Troféu Joan Gamper em 2017

Palavreando

Há certa dor no silêncio. Há certo pavor no burburinho das multidões. E amores impossíveis vestem essa dor e esse pavor ao ponto que é esse intervalo de sossego que incomoda ao mesmo tempo em que é esse turbilhão que tumultua a alma.

Natal com crise

É um natal diferente. O país e o estado do Rio de Janeiro mergulhados numa crise política, econômica e financeira. Crises que levam a uma crise ainda pior que é a da autoestima. É um natal de baixa estima para quem é diretamente atingido e para todos que de uma forma ou de outra pagam o pato.

2016 foi um ano difícil. E, dezembro não está sendo diferente. O gran finale! As ruas gritam, o povo treme e o futuro está tão incerto quanto os números da mega-sena da virada.

Resta a esperança de que o espírito de natal, que acaba meio sumido nessa concorrência com os tempos de resistência, possa trazer mais afeto as decisões que influenciam na vida da sociedade.

Sem dúvidas, esses problemas serão sentidos pela economia. 2016 se encerra com pessimismo. Que o natal possa, pelo menos nos sentimentos, possa ser um trampolim para um 2017 no mínimo menos nocivo às pessoas.  

13º Judiciário

O Tribunal de Justiça arcará com 90% dos vencimentos de novembro do Judiciário e todo o 13º salário. Os demais servidores das outras esferas não têm qualquer perspectiva de pagamento. O estado conseguiu autorização do Supremo Tribunal Federal (STF), para que o TJ-RJ utilize o fundo próprio do órgão para arcar com esses pagamentos.

Concurso Cefet

O Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) está com processo seletivo aberto para professor substituto de informática para a unidade de Nova Friburgo. O interessado deve ter perfil de Programação/Programação Web e Banco de Dados. Os vencimentos variam entre R$ 3378 e R$ 5.800. As inscrições no próprio Cefet vão até a próxima quarta-feira, 14. Haverá provas de título e de aula.

Prontuário eletrônico (1)

Termina hoje, 9, o prazo para que os 92 municípios fluminenses terão para começarem a utilizar o prontuário eletrônico desenvolvido pelo Ministério da Saúde para utilização na rede de atenção básica, programa de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e o Programa de Agentes Comunitários de Saúde. Caso não possam dar início ao uso do sistema, o município deverá justificar a não utilização.

Prontuário eletrônico (2)

Se até esta data o município não começar a usar o prontuário eletrônico, o Ministério da Saúde vai suspender as transferências de recursos financeiros do Componente Variável do Piso de Atenção Básica referente às equipes de atenção básica, o que vai impactar nas verbas para o atendimento.

Prontuário eletrônico (3)

O uso do prontuário eletrônico vai permitir uniformizar as informações sobre atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em todas as esferas. Além de permitir um acesso rápido às informações sobre a saúde do paciente, os dados do prontuário eletrônico também poderão ser usados para a gestão e o planejamento em saúde, além da investigação clínica, epidemiológica e a avaliação dos serviços de saúde.

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.