As duas faces da moeda

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Vamos em frente, que atrás vem gente. Uma exclamação animada, dita por um colega médico nos primeiros momentos em que se pensou em dar nomes às campanhas de luta contra o câncer de mama e de próstata.  Era um sujeito daqueles ansiosos, que não gostava de perder tempo. O mês de outubro virou o rosa das mulheres e o novembro virou o azul, a cor do primeiro medicamento para tratar a impotência dos homens, era a cor do Viagra.

Mas, o mais importante de tudo foi começarmos as duas batalhas. Todos, de ambos os sexos, perguntam a mesma coisa a respeito dos dois assuntos. O que é que causa o câncer da mama e o da próstata?  Quem dera que a ciência médica soubesse a resposta! Faríamos uma baita de uma festa, daquelas que seriam lembradas para sempre, e quem descobrisse a causa seria festejado por toda a vida.

Na verdade, sabemos muitas coisas a respeito das duas doenças, mas o que sabemos ainda é muito pouco para se chegar ao fim da questão. Para vocês terem ideia, existem cientista pesquisando o assunto no mundo todo, cada um trabalhando num aspecto da questão. Já se pensou em quase tudo, desde ser magro ou gordo, nas comidas que se come, em viroses, em herança genética e muito mais.

No final das contas nenhuma das ideias resolve a questão. Urologistas e ginecologistas correndo atrás da resposta para uma coisa vital para homens e mulheres, o que afinal de contas causa o câncer da mama e o da próstata, e qual é o remédio para curar as duas doenças ?

A descoberta das doenças bem no início é uma das grandes oportunidades de curar uma pessoa.com uma cirurgia pequena se retira o mal. Isto vale para todos os tipos de câncer. Depois vem a quimioterapia e a radioterapia. Enquanto as respostas não chegam, vamos lutando com estas armas, as únicas que temos no momento.

Na vida tudo tem o seu tempo, assim também é na ciência médica. Se o grande Cazuza - que Deus o tenha - tivesse contraído a Aids nos dias de hoje, e não há tantos anos passados, ele iria tomar seus remédios e continuar nos presenteando com suas ótimas músicas. Mas nem por isto as pessoas devem se descuidar. Preservativos salvam vidas. Lá na frente, nem se sabe quando, vão comentar a mesma coisa a respeito do câncer! Se fulano ou cicrano tivesse tido câncer hoje ele não teria morrido da doença, estaria bem aqui com a gente, curado!

TAGS:
Dr. Norberto Louback Rocha

Dr. Norberto Louback Rocha

A Saúde da Mulher

O ginecologista e obstetra Norberto Rocha assina a coluna A Saúde da Mulher, publicada às terças no A VOZ DA SERRA. Nela, o médico trabalha principalmente a cultura de prevenção contra os males que atingem as mulheres.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.