De olho na Black Friday: promoção ou enganação?

terça-feira, 22 de novembro de 2016

Hoje é dia

  • do engenheiro eletricista
  • do combate ao câncer infantil

O dia

Em 23 de novembro de 1935, em Natal, capital do Rio Grande do Norte, teve início a Intentona Comunista, liderada por Luís Carlos Prestes, que consistiu numa revolta político-militar promovida pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB).

Observando...

Cinco notícias que, talvez, você não tenha visto

  • Trump diz que cancelará tratado transpacífico no primeiro dia de trabalho
  • PR expulsa Clarissa Garotinho por voto contra PEC dos gastos
  • Número de pessoas com Aids que recebem tratamento dobrou nos últimos cinco anos
  • Papa Francisco permite que padres perdoem aborto
  • Inter de Milão quer pagar R$ 180 milhões por técnico do Atlético de Madri

Palavreando

Não estamos aqui, desbravando tais questões por nós, mas pelos outros.

De olho na Black Friday: promoção ou enganação?

Ainda é algo novo no Brasil e que de fato ainda não pegou por não ter conseguido a necessária credibilidade. Mas, ano após ano, graças principalmente a grande publicidade, a Black Friday Brasil cresce. Na próxima sexta-feira, 25, é preciso estar atento para não cair nas falsas promoções só por agir por impulso. Para comprar, ainda mais em tempos de crise e incertezas, só na bocada certa!

Mais do que a credibilidade que deveria ser adquirida naturalmente, é importante a atuação dos órgãos de controle como o Procon. Para evitar as tais promoções enganosas, o Procon Estadual já está monitorando, desde outubro, preços em sites e lojas físicas. Os valores estão sendo coletados para que possa ser feita uma comparação com as ofertas. Caso sejam encontradas irregularidades, as empresas serão autuadas.

Os consumidores que quiserem denunciar problemas relativos a ofertas da Black Friday poderão fazê-lo pelo Facebook ou pelo Twitter do Procon estadual com a hashtag #proconrjnablackfriday. Uma forma de se defender coletivamente e gerar correntes do bem. O consumidor deve anexar na denúncia documentos, como fotos ou imagens de páginas da internet que comprovem o problema. Caso o consumidor prefira abrir uma reclamação formal, deverá usar o Procon online (www.procononline.rj.gov.br) ou o aplicativo gratuito Meu Procon-RJ, para smartphones com android ou iOS.

No mais, recomenda-se evitar as tentações da compra por impulso; comparar preços; acompanhar os preços dos produtos que deseja antes da Black Friday são formas de evitar ser enganado.

Gasolina ilegal

Mais de 127 mil litros de combustíveis irregulares foram apreendidos nos últimos dias pela Barreira Fiscal. O material recolhido, que inclui gasolina, etanol e diesel, é encaminhado para as autoridades competentes. Nos últimos três anos, apenas a operação volante da Barreira Fiscal apreendeu mais de 3,8 milhões de litros de combustíveis que chegaram ao estado sem pagar os impostos devidos ou com outras irregularidades.

Licença dos bombeiros (1)

Já está valendo a medida do Corpo de Bombeiros que simplifica a concessão dos documentos necessários para a regularização das edificações para abertura de empresas por meio do sistema de autodeclaração on-line. O empreendedor precisa ter seu negócio classificado como de baixo risco – o que é feito na primeira etapa de inscrição. A partir daí, deve ser preenchido um cadastro on-line que obedece a critérios definidos relacionados com medidas de prevenção contra incêndio e pânico.

Licença dos bombeiros (2)

O processo possibilita ao empreendedor obter o documento do Corpo de Bombeiros, via auto declaração pela internet, sem precisar ir a uma sede física. O novo modelo também permite a avaliação de um maior número de empresas com um menor período de tramitação. No modelo tradicional de regularização, os estabelecimentos passam por uma vistoria prévia do Corpo de Bombeiros.

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.