Sem contrariar a matemática

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Hoje é dia

  • da música
  • do músico
  • Nacional da mobilização contra a dengue
  • Internacional do livro
  • Municipal da colônia do Líbano

O dia           

Faz hoje 62 anos que o então presidente norte-americano, John Kennedy, foi assassinado com um tiro durante uma visita à cidade de Dallas, no Texas. Kennedy levou dois tiros, um no pescoço e outro na cabeça. O crime ocorreu por volta das 12h30. Às 13h, Kennedy foi declarado morto pelos médicos.

Observando...

Cinco notícias que, talvez, você não tenha visto

  • Mais de 98% dos magistrados do estado do Rio ganham acima do teto
  • Síria é o país mais perigoso do mundo para turistas. Brasil tem risco médio
  • Merkel quer disputar quarto mandato para governar Alemanha
  • Após falhas, Agência Mundial Antidoping tira credenciamento do Brasil
  • Tieta, de Jorge Amado, vai virar novela mexicana

Palavreando

A ingenuidade é um doce que por mais que se torne amargo lá na frente, ainda sim lhe confere a boca uma perícia incrível para distinguir e saborear melhor todos os sabores que a vida pode oferecer.

Sem contrariar a matemática

O Palmeiras é o campeão brasileiro de 2016. Ainda que não matematicamente, esse título não sai mais das mãos do alviverde. Foi uma longa espera: 22 anos. A primeira conquista na era dos pontos corridos. Aliás, o verdão era o único dos grandes paulistas a não ter conquistado o título desde que o atual formato foi instituído. Nesse percurso, tem ainda a mácula de um rebaixamento, em 2012.

Matematicamente, o título ainda não pode ser celebrado, é verdade. Mas para perdê-lo é necessário mais do que um milagre. O Palmeiras tem que perder os dois confrontos que lhe restam (Chapecoense e Vitória) e o Santos tem que ganhar seus dois últimos jogos (Flamengo e América-MG). Apenas um mísero empate faz a festa que os palmeirenses tanto esperam.

Matematicamente, o Flamengo está fora da briga. Numa reação excepcional, o Flamengo chegou a sentir cheiro de hepta. Essa esperança inusitada é digna sim de comemoração. O Flamengo fez mais que podia fazer. Estará na Libertadores do ano que vem. E, tem tudo para entrar direto na fase principal. Diga-se: assim como o Palmeiras é o campeão, o Flamengo está na fase principal da Libertadores. Não podemos dizer matematicamente, mas só precisa de um empate para tal feito.

Matematicamente, o Fluminense não tem mais chances de Pré-Libertadores. Amarga uma sequência péssima de resultados. Enquanto isso, o Botafogo segue firme na luta, mas tendo que estar inteiro para as duas partidas finais diante de Ponte Preta e no confronto direto com o Grêmio. O mais importante: depende exclusivamente de suas próprias forças.

O mesmo se pode dizer do Vasco na segundona. Apesar do fiasco todo de ter que vencer na rodada final para subir de divisão, ainda depende apenas de si. A situação é crítica, porque fatalmente um empate diante do Ceará deixa o Vasco na Série B. Naútico e Bahia vencerão seus confrontos. Além de ser o time mais vezes rebaixado na era dos pontos corridos, seria o primeiro entre os grandes a não ascender de divisão no ano seguinte à queda. Preocupante.

Matematicamente, três são os rebaixados da Série A. O Figueirense se juntou a América-MG e Santa Cruz. Quem faz força para cair é o Internacional. Do grupo dos que participaram de todas as edições do Brasileirão, o time gaúcho chega nas duas rodadas finais tendo que vencer os dois jogos e ainda torcer por tropeços de Vitória ou Sport para permanecer neste seleto conjunto.

Parecem poucas as emoções deste final de temporada, mas alguns destinos ainda não foram definidos. Porém, nem assim contrariam a matemática.

Salários dos servidores do estado (1)

 O governo do estado pretende pagar toda a folha de pagamento do seu funcionalismo da ativa e os inativos relativa a outubro até o próximo dia 5 de dezembro. Apenas nove dias depois tem que pagar a folha relativa a novembro. Como? Ainda não se sabe. Tanto quanto não se faz ideia do pagamento do 13º, cuja primeira parcela deveria ser paga no máximo até o próximo dia 30.

Salários dos servidores do estado (2)

Segundo o governo do estado, 85% do total da folha de pagamento de R$ 2,1 bilhões do funcionalismo foi paga até o momento. Caso a arrecadação tributária for maior do que a esperada a ideia é continuar adiantando os depósitos como o último. Outros quatro depósitos ainda estão programados. Os servidores e pensionistas com remunerações mais baixas recebem integralmente antes daqueles com vencimentos mais altos.

Banco do Brasil (1)

O Banco do Brasil vai aposentar 18 mil funcionários e fechar 402 agências. Outras 379 deixarão o status de agência e se tornarão postos de atendimento. Em Nova Friburgo, o banco público tem três agências e não se sabe ao certo ainda se alguma delas será fechada. Fato é que o plano de aposentadoria incentivada para até 18 mil funcionários está oportunizado para os bancários lotados no município e em toda a região.

Banco do Brasil (2)

Os clientes de agências fechadas serão deslocados automaticamente para as mais próximas. Não serão fechadas agências em município onde só o banco atua. Os servidores que aderirem ao plano de aposentadoria receberão 12 salários mais indenização pelo tempo de serviço, que vai de um a três salários O número de funcionários com jornada de seis horas diárias de trabalho será ampliado. 

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.