Todas as gerações a proclamarão bem-aventurada

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Caros amigos, a Igreja no Brasil, com imensa alegria, iniciou no último dia 12 o Ano Mariano que deverá perdurar até o dia 11 de outubro de 2017. Nossa Diocese, tencionando já antes iniciar um ano semelhante, acolheu prontamente a esta proposta da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), ciente de participar de uma torrente de muitas graças de Deus.

Maria é a mãe de uma “nova geração” que nasceu do sacrifício redentor de seu filho. Não é possível sermos “semelhantes a Cristo” sem ser também gerados no coração maternal de Maria: Ela cuida de nós! Por isso, com a palavra de Deus nós queremos proclamar muitas vezes: “Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre”.

Não nos esqueçamos, porém, que a base de toda verdadeira devoção é, juntamente com o conhecimento da vida do santo e da constante invocação, a imitação de sua vida e virtudes.

Assim, esta é a meta deste Ano Mariano para a Igreja do Brasil: conhecer e amar mais a mãe de Deus e nossa; invocá-la muitas vezes e propagar sua devoção; e, imitar suas virtudes para participar também de seus méritos.

Neste sentido, ela também exercerá sobre nós o cuidado materno, como mãe que olha com redobrado amor para os filhos mais necessitados, e lhes dá bons exemplos.

Maria, portanto, além de nos gerar para a vida da graça com sua constante intercessão, também nos ensina a ser bons filhos de Deus com seu exemplo de verdadeira e fiel discípula e missionária de Jesus Cristo.  Antes mesmo do nascimento de Nosso Senhor, ela o seguiu procurando ouvir a voz de Deus, meditando-a no coração.

Ensina o catecismo da Igreja Católica: “A Virgem Maria realiza de maneira mais perfeita a obediência da fé. Na fé, Maria acolheu o anúncio e a promessa trazida pelo anjo Gabriel, acreditando que ‘nada é impossível a Deus’ e dando seu assentimento: ‘Eu sou a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a sua palavra’. Isabel a saudou: ‘Bendita aquela que acreditou, pois o que lhe foi dito da parte do Senhor será cumprido’. É em virtude desta fé que todas as gerações a proclamarão bem-aventurada”. (nº 148)

Somos parte dessa geração de fieis que a proclamam bem-aventurada e meditam sua vida e virtudes para logo colocar em prática o que viram em seu singular exemplo de fidelidade a Deus. Que ninguém receie se aproximar desta boa mãe, pois, neste Ano Mariano, ela mesma multiplicará os sinais de seu carinho e presença no meio de nós.

Dom Edney Gouvêa Mattoso, Bispo Diocesano de Nova Friburgo

TAGS:

Dom Edney Gouvêa Mattoso

A Voz do Pastor

Buscando trazer uma palavra de paz e evangelização para a população de Nova Friburgo, o bispo diocesano da cidade, Dom Edney Gouvêa Mattoso, assina a coluna A Voz do Pastor, todas as terças, no A VOZ DA SERRA.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.