A Voz do Pastor

Dom Edney Gouvêa Mattoso

A Voz do Pastor

Buscando trazer uma palavra de paz e evangelização para a população de Nova Friburgo, o bispo diocesano da cidade, Dom Edney Gouvêa Mattoso, assina a coluna A Voz do Pastor, todas as terças, no A VOZ DA SERRA.

14/01/2020

Caros amigos, estamos vivendo momentos de tensão mundial com os conflitos entre países de grande força bélica. O Papa Francisco em sua mensagem para o 53º Dia Mundial da Paz nos fez recordar que “A paz é um bem precioso, objeto da nossa esperança” (n. 1).  

Leia mais
07/01/2020

Caros amigos, os desejos mais comuns no início de um novo ano são: o progresso e a paz. Almejamos um mundo mais justo, com condições de emprego, saúde e educação para todos, anseio ancorado nos ensinamentos de Jesus e perpetuado na Igreja pela pregação dos Apóstolos e seus sucessores.

Infelizmente, com a intenção de denigrir e ferir a Igreja, algumas pessoas insistem em afirmar que seus ensinamentos do magistério e a doutrina são contrários ao avanço da sociedade e do homem individual.

Leia mais
31/12/2019

Caros amigos, chegamos ao fim de mais um ano. Inúmeras foram as batalhas enfrentadas, algumas coroadas pelo bom êxito, outras nem tanto. Diante de todas elas, somos convidados a um justo exame de consciência, analisando a trajetória até aqui desenvolvida, a fim de gerar um futuro pautado pelos valores do Evangelho.

Alimentados pela fé no Cristo que venceu a cruz e a morte, não podemos desistir da tarefa de construir um futuro diferente pautado em novas escolhas: melhores e mais verdadeiras.

Leia mais
24/12/2019

“Ele nos diz que Deus é um bom Pai e nós somos todos irmãos. Esta verdade está na base da visão cristã da humanidade. Sem a fraternidade que Jesus Cristo nos concedeu, os nossos esforços por um mundo mais justo não têm sentido e até os nossos melhores projetos correm o risco de se tornar sem alma. Por isso, as minhas felicitações natalinas são os votos de fraternidade”. (Papa Francisco, 25 de dez. 2018)  

Leia mais
17/12/2019

Caros amigos, aproxima-se a grande festa do nascimento de Jesus, o Príncipe da Paz. No itinerário de nossa vida, celebramos este acontecimento que marcou a história da humanidade.
A fé cristã nos ensina que a celebração do Natal não se resume a fazer memória do fato histórico. É festejar a certeza de que o nascimento do menino Deus em Belém nos fez nascer para uma vida nova, e que devemos preparar nossos corações para que o reino de paz e verdade encontre lugar em nosso tempo.

Leia mais
10/12/2019

Caros amigos, no último domingo, 8, celebramos a solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Mãe de Deus, ocasião em que nossa Igreja Diocesana se uniu em ação de graças pelos 150 anos da inauguração da Igreja Matriz, hoje, Catedral de São João Batista.

Leia mais
03/12/2019

Caros amigos, no último domingo, 1º, iniciamos um novo tempo litúrgico: o advento. Um período que a Igreja busca, de modo particular, meditar o mistério do Natal de Jesus.

São Carlos Borromeu, ao falar sobre este tempo tão importante e solene, lembra que “a Igreja deseja ardentemente fazer-nos compreender que o Cristo, assim como veio uma só vez a este mundo, revestido da nossa carne, também está disposto a vir de novo, a qualquer momento, para habitar espiritualmente em nossos corações com a profusão de suas graças, se não opusermos resistência”.

Leia mais
26/11/2019

Caros amigos, para cooperar na salvação da humanidade, Deus sempre escolheu homens para serem os guias de seu povo. Não somente com aquela liderança visível, que é própria da hierarquia, mas também por leigos e leigas que por caminhos discretos passam desapercebidos por muitos, mas deixam uma profunda marca na comunidade.

Seja no exercício da vida pública e social, seja na intimidade do lar, ou no cumprimento da vocação religiosa, somos chamados a sermos discípulos de Jesus, e como André (cf. Jo 1, 39-42) e tantos outros que conduzem nossos irmãos e irmãs a encontro do mestre.

Leia mais
19/11/2019

Caros amigos, no último fim de semana a Igreja celebrou o Dia Mundial do Pobre, uma oportunidade de, com mais atenção e caridade, refletir e buscar soluções para a cruel ferida causada no coração de muitos de nossos irmãos pela falta de dignidade, fruto da ganância e da injustiça.

Solidária com os sofrimentos e com a precariedade da vida de seus filhos, a Igreja reconhece que a falta de esperança é um sentimento comum no coração dos que são privados das condições mínimas para uma vida digna e feliz.

Leia mais
12/11/2019

Caros amigos, sofremos a instabilidade de uma época de grandes e aceleradas mudanças culturais. Desde o início de seu pontificado, o Papa Francisco, aludindo aos desafios enfrentados pela Igreja na evangelização, chama atenção para a crise gerada por uma indiferença relativista.

O sumo pontífice alerta que “na cultura dominante, ocupa o primeiro lugar aquilo que é exterior, imediato, visível, rápido, superficial, provisório. O real cede o lugar à aparência” (Evangelii Gaudium, 62).

Leia mais