Colunas
Previna-se contra o câncer de mama
Este ano devem surgir aproximadamente cerca de 60 mil novos casos de câncer de mama no Brasil. A maior parte deles será descoberta pelas próprias mulheres. O grande problema é que quando descobertos pela palpação manual das mamas, já se trata de nódulos maiores de um ou dois centímetros, o que pode significar um câncer em estágio mais avançado, com possibilidade de metástases, ou seja, já com células cancerosas espalhadas para outras partes do corpo.
O mais eficiente método para descoberta da doença na sua fase mais inicial, na qual uma pequena cirurgia pode trazer a cura, é um exame que utiliza o bom e velho raio X, com um filme especial, chamado mamografia de alta resolução. Este exame representou um enorme avanço para se descobrir o câncer da mama quando este apenas começa a se formar.
Para se ter uma ideia da importância deste método, ele permite que se descubram lesões ainda bastante pequenas, até mesmo menores que a cabeça de um palito de fósforo. Até homens podem ser atingidos por ele, embora em mínima escala, um homem para cada grupo de mil mulheres.
A faixa de idade em que as mulheres são mais atingidas fica entre os 50 até 65 anos, diminuindo daí em diante embora sejam descobertos casos da doença até mesmo em mulheres com 80 anos ou mais. Fala-se muito em câncer de mama familiar, ou seja, quando a mãe ou uma irmã tem a doença, mas estes casos ficam em torno de 5% cinco a 10% do total.
Mulheres que tenham uma situação desta na família devem ter muito mais cuidado com certeza, mantendo uma relação mais próxima com seu ginecologista. Mulheres com obesidade, que fumam ou fazem uso de bebidas alcoólicas fazem parte de um grupo de maior risco. Por outro lado, manter-se dentro de um peso ideal e praticar exercícios físicos significa uma grande proteção contra a doença.
Praticar o autoexame das mamas deve ser uma rotina para toda mulher. A freqüência deve ser de pelo menos uma vez ao mês, fora do período menstrual. Já é uma grande forma de se proteger. O Ministério da Saúde recomenda que as mulheres passem a fazer uma mamografia a cada dois anos, a partir dos 50 anos de idade ou em períodos menores, uma vez por ano, se for necessário.
Em Nova Friburgo, o Sistema Único de Saúde (SUS) e serviços de saúde privados, além de instituições como o Sesi, realizam este exame. Cuide de sua saúde, previna-se contra esta doença que mata milhares de mulheres todos os anos em nosso país.
Dr. Norberto Louback Rocha
A Saúde da Mulher
O ginecologista e obstetra Norberto Rocha assina a coluna A Saúde da Mulher, publicada às terças no A VOZ DA SERRA. Nela, o médico trabalha principalmente a cultura de prevenção contra os males que atingem as mulheres.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário