O dom de alfabetizar

quinta-feira, 08 de setembro de 2016

Hoje é dia

  • do Alfabetizador
  • Mundial da Alfabetização
  • da Dedicação

O dia

Em 8 de setembro de 2010, o governo do Irã suspendeu a sentença de morte por apedrejamento a Sakineh Mohammadi Ashtiani, condenada por adultério. A pena de apedrejamento gerou protestos em muitos países e organizações internacionais. O governo brasileiro também fez um apelo formal para que a decisão fosse revogada.

Observando...

Cinco notícias que, talvez, você não tenha visto

  • Para ministro da Fazenda, eleições municipais não devem interferir em ajustes
  • 40% de famílias tiveram que recorrer à poupança para aliviar a crise
  • USP, Unicamp e UFRJ sobem em ranking global de universidades
  • Dona do satélite destruído com foguete quer US$ 50 milhões da SpaceX
  • Aquarius e mais 15 brigam por indicação de filme brasileiro ao Oscar

Palavreando

Algumas vezes quero somente estar assim admirando os sons, diversos sons que surgem dos dias, sons das multidões, sons do retiro na natureza, sons dos estádios de futebol ou das conversas alheias nas calçadas das cidades.

O dom de alfabetizar

Alfabetizar é um dom. Todo educador é importante, mas é preciso reconhecer que o alfabetizador é aquele que faz rabiscos virarem letras e pontilhados se transformarem em número. É um paciente que faz da sua paciência uma lição de amor. Mais do que ensinar, desperta e dirige a curiosidade da criança para sua independência.

Além de paciente, o alfabetizador de adultos é um insistente desses que teimam em corrigir a sociedade e dar a maior das liberdades há quem por inúmeros motivos foi privado de oportunidades.   

O alfabetizador é um herói anônimo no meio das grandes massas que fulgura na categoria dos verdadeiros, daqueles que modificam a vida das pessoas. Sua dedicação ilumina, ainda que não receba o devido reconhecimento. Mas o tanto que se torna inesquecível para aqueles pequeninos ou mais velhos que ensina, faz ser suficiente seu orgulho. Merecem mais. Deveriam ter tratamento diferente do Poder Público.

Quem educa, claro, deveria ter mais atenção do Poder Público por ser o maior agente de transformação e ascensão social. O alfabetizador, por ser o primeiro provocador dessa transformação, mais ainda.

Relembro da minha alfabetizadora, Tia Carminha, e das palavras que escrevi para ela. Uso-as na tentativa de reforçar neste dia do alfabetizador e da alfabetização a importância desses educadores: “O educador é acima de tudo um bravo! Um bravo idealista que acredita que não há outro meio de ascender um povo ao seu devido lugar que não através da educação. Ensinar é uma batalha diária cujos resultados surgem mais na perseverança do que na mágica. É um processo lento, mas que traz frutos saborosos num futuro aparentemente distante, mas que sempre vem. É a base de um homem e a moldura de seu caráter vestidos com a única roupa que realmente importa, a vestimenta da dignidade”.

Parabéns a todos os alfabetizadores e se orgulhem dos tantos que fizeram ter dignidade e liberdade!     

Ceasa

Produtores de Nova Friburgo estão insatisfeitos com a atenção que tem recebido no Ceasa do Rio de Janeiro. Relatam inúmeras dificuldades, entre as quais, a falta de iluminação para descarregar suas mercadorias. As reclamações já foram oficializadas ao Estado e estariam sendo avaliadas.

Guias turísticos

Continua grande a mobilização pela criação de uma futura associação de guias de turismo em Nova Friburgo. O grupo tem como objetivo inicial a organização da categoria até o final do primeiro semestre de 2017. Enquanto profissionais do setor, os guias querem cooperar na promoção da cidade como um destino turístico com um receptivo organizado e amparado pelos gestores municipais.

Biometria facial (1)

O controle biométrico nos transportes públicos começará a ser utilizado em todo o sistema de bilhetagem eletrônica intermunicipal. Abrange as gratuidades de alunos da rede pública, idosos, pessoas com deficiência e portadores de doença crônica física ou mental beneficiadas pelo Vale Social.

Biometria facial (2)

A biometria facial começará a ser instalada nos validadores dos veículos que compõem a frota de transporte rodoviário e, posteriormente, nos demais modais. Todo o investimento para a implementação e divulgação da tecnologia será realizado pelas empresas e concessionárias. Os equipamentos que já estão em testes não abrangem os ônibus municipais que podem adotar o sistema através de suas prefeituras com cada empresa local.

 

Foto da galeria
Cordas e degraus foram instalados na trilha do Pico Menor e Médio, no Parque Estadual dos Três Picos, em Salinas. A ação faz parte do projeto “Presença na Montanha”. Com os degraus, os visitantes terão mais facilidade para acessar a parte alta das montanhas do parque.
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.