Colunas
Jogo do Brasil sem Galvão não é a mesma emoção
Hoje é dia
- do aviador naval
- do caixeiro viajante
- do ferroviário
- da injustiça
- da intendência da Aeronáutica
- Internacional em memória da escravidão e da abolição
O dia
Hoje, 24, é o aniversário de 20 anos do Windows 95. O programa da Microsoft revolucionou o mercado de computadores, tornando-o mais acessível e popular. O salto fez com que a Microsoft pulasse para ser a mais popular distribuidora de sistemas operacionais.
Observando...
Cinco notícias que, talvez, você não tenha visto
- Temer quer reunião com medalhistas brasileiros e promete investimentos
- Após polêmica no Rio, Lochte perde quatro de seus maiores patrocinadores
- Após Jogos Olímpicos, Forças Armadas vão permanecer no Rio para as eleições
- Meteorito misterioso pode ser o de local mais distante a cair na Terra
- Pedro Bial deixa Big Brother e Tiago Leifert assume
Palavreando
Todo olhar esconde oceanos de mistérios e é apaixonante quando somos chamados para navegar adentro desses mares que nos incendeiam e nos dão razões para afirmar sem medo de parecer tolo ou adulto de menos: eu não sei, simplesmente não sei.
Jogo do Brasil sem Galvão não é a mesma emoção
Gostem ou não dele, mas Galvão Bueno é mais do que necessário. O profissional setentão da Globo deu um show de narrações durante a Rio 2016. A sua locução da partida final da seleção brasileira masculina de futebol entrou para a história. Em minha opinião, tão marcante quanto o seu excepcional desempenho da final da Copa de 1994.
O roteiro semelhante da partida decidida nos pênaltis foi um prato cheio para o narrador campeão de bordões que soam absolutamente naturais. Valeu demais o "Vai que é tua!" e o "Acabou!". Em 94 no "É tetra". Agora no "É ouro!" Ele merecia narrar esse que era o único feito que faltava ao nosso futebol.
Galvão Bueno é o maior narrador esportivo da história da televisão brasileira. Jogos do Brasil sem ele, especialmente no futebol, não tem a mesma graça. Tem a falação, às vezes exagerada, a intromissão nos comentários dos demais colegas, mas é isso que faz de Galvão único e também genial. A voz embargada, a emoção verdadeira, a bronca de torcedor... Galvão Bueno é inimitável!
Durante os Jogos Olímpicos, ele simplesmente premiou o telespectador com a própria história da televisão brasileira. Construiu-se ali, aos nossos olhos e ouvidos. Fomos testemunhas dessa Olimpíada, biografada nos seus principais instantes por Galvão, encerrando assim a fase de grandes eventos esportivos no país. Mas precisamos de Galvão na Copa na Rússia e nas próximas Olimpíadas em Tóquio.
Aulas na rede estadual (1)
Para cumprir a exigência de 200 dias letivos, cada escola estadual poderá ter calendário diferente. Com o retorno às aulas esta semana para reposição, após cinco meses de greve dos professores, escolas em que a adesão à greve foi maior, a previsão é de que as aulas avancem em dezembro, janeiro e até fevereiro de 2017.
Aulas na rede estadual (2)
Alguns problemas prosseguem e vem gerando reclamações de alunos e professores. Algumas unidades continuam sem porteiro e sem profissionais de limpeza. Com a crise do estado, terceirizados continuam sem receber ou recebendo com atraso. Contratos foram rescindidos e não foram realizadas novas contratações.
Teleatendimento no Detran
O canal usado pelos clientes do Detran para agendar serviços sofreu alteração de horário desde ontem, 23. O tele atendimento funciona agora de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. Aos sábados, o funcionamento permanece entre 8h e 18h. O tele atendimento do Detran funciona através dos telefones 0800 204 040 e 0800 204 041. O portal do departamento (www.detran.rj.gov.br) também pode ser usado pelos clientes para agendar serviços de vistoria, habilitação e identificação civil.
Aumento de tarifas bancárias
Os bancos brasileiros estão cobrando mais pelos serviços que oferecem para ajudar a cobrir perdas com empréstimos ruins. Isso elevou a diferença entre as tarifas dos serviços bancários que vêm aumentando mais rapidamente do que a inflação medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) desde agosto de 2015. Acumulam alta de 11,5%, pelo menos, 2,8 pontos percentuais acima do IPCA.
Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário