Colunas
Caminhada pela América
Amigos, a coluna nesta semana vem na terça-feira. Não que a rodada do fim de semana não tenha sido importante. Pelo contrário, claro que foi! Tivemos o gol do Diego na estréia, Damião dando bicicleta e fazendo gol, time no G4. Tudo isso foi fundamental para o momento que o Flamengo vive nesta reta final de 2016. No entanto, o fato mais importante desta semana é a estréia do Mengão na Copa Sul-Americana.
Depois de muitos anos, o Flamengo chega à competição com elenco e expectativa. O time é apontado com um dos favoritos à vencer o torneio. O primeiro jogo é contra o Figueirense, nesta quarta, e a volta acontece na semana que vem. Mas o retrospecto do time Rubro-Negro não é dos melhores na Sul-Americana. Desde 2003, foram quatro participações, nenhuma com destaque.
No primeiro ano, o clube da Gávea foi eliminado ainda na fase preliminar, após ficar na lanterna em um triangular com Santos e Internacional. No ano seguinte, foi a vez de fazer dois jogos bem equilibrados com o Santos, também na fase nacional, mas a eliminação aconteceu nos pênaltis, com o atacante Dill (lembra dele?) sendo apontado com um dos culpados após perder uma penalidade.
Em 2009, o Flamengo foi campeão brasileiro mas, naquela temporada, uma eliminação para o Fluminense poderia fazer a história ser diferente. Dois empates foram suficientes para que o Mais Querido do Brasil fosse eliminado pelo critério do gol marcado fora de casa em dois jogos disputados no Maracanã (como assim?). Já em 2011, com o time liderado por Ronaldinho Gaúcho, o time conseguiu as primeiras vitórias na história da competição, contra o Atlético Paranaense. Só que, na fase seguinte, o time ficou "parado na esquina", e foi eliminado pela Universidad do Chile.
Neste ano, mais uma expectativa. A diferença é que o Flamengo tem chances reais de brigar pelo título brasileiro. Em 2011 também, só que desta vez, o plantel é grande e o elenco tem qualidade. Acho que vale a pena arriscar e tentar ir bem nas duas competições; Desde 2014 o Flamengo não tem um título. Internacionalmente falando, não comemoramos nada desde a Mercosul de 1999. O Flamengo precisa pensar grande, e entrar pra ganhar, seja em qual competição for.
Na semana que vem a gente volta!
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário