Silva, negra, da favela e de ouro

terça-feira, 09 de agosto de 2016

Hoje é dia

  • da enfermeira
  • do diácomo permanente
  • dos vidreiros

O dia

Em 10 de agosto de 1994, os dirigentes de Israel, Yitzhak  Rabin, e da Autoridade Nacional Palestina, Yasser Arafat, se encontraram em Gaza na tentativa de acelerar o processo de paz.

Observando...

Cinco notícias que, talvez, você não tenha visto

  • Sanders divulga nota pedindo novas eleições no Brasil
  • Vendas no varejo sobem em junho, mas caem na comparação anual
  • Política e longas jornadas fazem voluntários desistir
  • Comitê permite protestos, mas trabalha para derrubar liminar
  • Olimpíada aumenta audiência da Globo e derruba índices da Record

Palavreando

De capítulo em capítulo, de às vezes em às vezes, minha biografia vai sendo escrita como qualquer outra história que começa em era uma vez...

Silva, negra, da favela e de ouro

A abertura das Olimpíadas trouxe várias mensagens para a humanidade, entre as quais, uma das mais destacadas, foi a de se unir nas diferenças. O esporte tem essa capacidade e esta Olimpíada já trouxe vários exemplos que emocionaram a todos. De estrangeiros, de brasileiros, de vitórias e também de derrotas que foram derrotas mesmo e derrotas que foram verdadeiras vitórias.

A medalha de ouro de Rafaela Silva traz mais que o simbolismo da medalha em si. Mas faz dela, Rafaela, o próprio símbolo. Uma Silva como milhões de brasileiros nascidos na periferia. Uma mulher negra acolhida como algumas centenas por projetos sociais de quem, independente de governo, tenta fazer a diferença. Não para conquistar medalhas olímpicas, mas medalhas de cidadania.

Rafaela representa a vitória da inclusão social que tantos combatem, como se essa correção mísera da desigualdade que assola esse país fosse o problema da crise que vivemos. Silva representa a vitória sobre o preconceito que insiste na boca e nas atitudes de muitos. Hoje, eles precisam se curvar e aplaudir não só a Rafaela, mas todos que diariamente tem uma batalha mais cruel do que as dos tatames.

Sabemos que ainda há uma longa jornada pela frente. Sabemos que Rafaela é ainda apenas uma exceção. Sabemos que essa Olimpíada ainda tem muito a nos ensinar. Mais do que conviver com as diferenças, nos unir através delas.

Pagamento dos servidores do estado (1)

Na próxima sexta-feira, 12, venceria o prazo, pelo calendário do estado, para que fossem pagos todos os servidores públicos, ativos e inativos. Segundo o governo, mais de 70% já recebeu. No entanto, mais uma vez, as contas do estado foram arrestadas. R$ 604 milhões no total foram utilizados para pagar o restante dos servidores que ainda não haviam recebido os vencimentos de julho.

Pagamento dos servidores do estado (2)

A decisão acata parecer preliminar do Supremo Tribunal Federal (STF) que obriga o governo do estado do Rio a quitar a folha de pagamento com os servidores até o terceiro dia útil do mês subseqüente ao trabalhado. Assim, os demais servidores tiveram seus rendimentos depositados. Os valores foram pagos integralmente, sem parcelamento. O mesmo problema deve ocorrer no próximo mês, caso o governo não consiga obter decisão favorável no parecer final do STF.

Convocação do INSS

Centenas de segurados do INSS de Nova Friburgo, assim como de todo o país estão sendo convocados para perícia médica. São segurados que recebem auxílio-doença e aposentadoria por invalidez e que não passam por uma perícia médica há mais de dois anos.

Rio Sustentável (1)

Produtores da agricultura familiar fluminense se reúnem de 12 a 14 deste mês no Rio de Janeiro para feiras que acontecerão simultaneamente na Praça do Ó, na Barra da Tijuca, e no Largo do Machado, no Flamengo.  A iniciativa ocorre propositalmente junto as Olimpíadas e é parte da estratégia para o fomento da cadeia de alimentos saudáveis e sustentáveis no Brasil.

Rio Sustentável (2)

Haverá alguns produtores de Nova Friburgo e região, incluídos nos programas estaduais como o Prosperar. Quem passar pelas feiras terá a oportunidade de adquirir produtos de qualidade, orgânicos e certificados. Queijos, doces em compota, bananadas, goiabadas, geleias variadas de frutas, antepastos, cachaças, café, produtos orgânicos, entre outros, produzidos no estado estarão disponíveis com preços acessíveis.

Foto da galeria
Para chamar atenção do público, foi lançada pelo Detran, a ação educativa #PokeStop Atenção galera! O Pokemon Go não é só distração. Quem quiser aderir à grande mania precisa estar atento à direção dos veículos, assim como cuidado com atropelamentos ao andar nas ruas da cidade – principalmente as crianças. O uso crescente do celular tem feito com que a combinação celular/direção aumente em mais de 400% as chances de acidentes.
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.