Famílias evangelizadoras

terça-feira, 02 de agosto de 2016

Caros amigos, a família deve estar no centro das preocupações da Igreja e da sociedade, seja porque o caminho da evangelização passa inevitável e felizmente por ela ou porque ela é a célula principal da comunidade humana.

Em outra perspectiva, podemos dizer também que a família é um dos maravilhosos dons de Deus para o mundo, pois os melhores valores da “humanidade” aprendemos na família. Este foi um dos acentos mais importantes do último documento do Magistério da Igreja sobre este tema.

Nele, o Papa Francisco afirma em vários momentos a grande bênção que é a família cristã para o mundo: “É aqui (na família) que se aprende a tenacidade e a alegria no trabalho, o amor fraterno, o perdão generoso e sempre renovado, e, sobretudo, o culto divino, pela oração e pelo oferecimento da própria vida” (AL, 86); “um casal de esposos, que experimenta a força do amor, sabe que este amor é chamado a sarar as feridas dos abandonados, estabelecer a cultura do encontro, lutar pela justiça. Deus confiou à família o projeto de tornar ‘doméstico’ o mundo, de modo que todos cheguem a sentir cada ser humano como um irmão” (idem, 183); “a família é a primeira escola dos valores humanos, onde se aprende o bom uso da liberdade” (idem, 274).

Tal tesouro, entretanto, não se conquista sem lutas e sacrifícios. Num tempo marcado por problemas sociais como a cultura do provisório e do descartável e a busca doentia por tempo livre e bem-estar pessoal, a família precisa se esforçar para ser a propagadora da cultura do comprometimento com o outro, do serviço mútuo, da amizade e do amor fiel.

O santo padre tem insistido muito na participação da família na obra da evangelização. Pois as famílias fiéis possuem um imenso patrimônio a compartilhar: os mais jovens, com seu entusiasmo apaixonado; os casais com filhos pequenos, dão lições de amor generoso; os casais em crise, ensinam a importância da busca constante dos meios espirituais e do sentido divino do matrimônio; os já maduros, incentivam tantas outras famílias e pastorais da Igreja; e os casais idosos, que testemunham a beleza da sabedoria adquirida com a vida e o acolhimento constante da vontade de Deus. Quando os casais forem orientados a partilhar os muitos dons que possuem, todos se beneficiarão.

Com muita propriedade, o papa Francisco proclama a toda a igreja que a família não é um problema, mas uma oportunidade (Cfr. AL, 7). Finalmente, almejamos que a luz de Cristo chegue a todos os corações.

TAGS:

Dom Edney Gouvêa Mattoso

A Voz do Pastor

Buscando trazer uma palavra de paz e evangelização para a população de Nova Friburgo, o bispo diocesano da cidade, Dom Edney Gouvêa Mattoso, assina a coluna A Voz do Pastor, todas as terças, no A VOZ DA SERRA.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.