Colunas
Observatório — 01/07/2016
Hoje é dia
- das almas dos antepassados
- da comunidade madeirense
- Mundial da arquitetura
- da vacina BCG
- do cooperativismo
O dia
Em 1º de julho de 1974 foi sancionada a lei que determinou a união dos estados da Guanabara e Rio de Janeiro. São, portanto, 41 anos hoje de unificação.
Observando...
Cinco notícias que, talvez, você não viu
- Em decisão surpreendente, líder pró-Brexit não quer ser premiê
- Confiança do comércio tem maior nível desde maio de 2015
- Agentes revistam sede do Google em Madri por suspeita de evasão fiscal
- Pesquisa nacional revela: doenças crônicas são mais comuns entre pessoas empregadas
- Em festa íntima, Gretchen se casa pela 17ª vez
Palavreando
O amor não se faz em certezas, mas nas surpresas que cada flor apresenta ao se abrir e no que cada nuvem tenta dizer com os desenhos e letras tortas que rabisca no céu.
Pai e mãe, coco e nostalgia
Alguns alimentos vêm carregados de nostalgia... O coco lembra o meu pai. Meu pai abria todos os meus cocos, sempre. Também fazia uma cocada super saborosa na minha infância. Aliás, acho que era a única coisa que ele sabia fazer na cozinha.
Com muita técnica ele retirava a água que eu e minha mãe brigávamos para tomar, mas que, no fim das contas, acabava dividida pelos três (a água era artigo raro do coco seco). Depois, cuidadosamente, quebrava o coco e retirava sua casca firme no fogo.
Tudo isso para dizer que eu estou com saudades do meu pai, da minha mãe e da infância. Sem contar que agora tenho que abrir meus próprios cocos.
A fala acima é da minha irmã Gláucia, mas poderia ser minha. Pego emprestado o texto para também dizer que a saudade é alimentada por essas nostalgias, essas lembranças do cotidiano que invadem nosso peito.
Nunca fez tanto sentido para mim o filme Ratatouille, quando o crítico Anton Ego experimenta o prato preparado pelo chef do restaurante Gusteau. A melhor comida é aquela que nos devolve às origens, à infância. Traz de volta pessoas que não estão mais aqui, mas que permanecem pelo simples cheiro de um prato ou pelo gosto saboroso de uma comida. Para mim é como strogonoff e cocada. O primeiro, sempre lembra a minha mãe e o doce, o meu pai.
Greve dos professores estaduais (1)
Em greve desde 2 de março, os professores estaduais decidiram continuar de braços cruzados. Na semana que vem uma nova assembleia pode definir os rumos do movimento. Na Justiça, o Sindicato dos Profissionais de Educação (Sepe) sofreu nova derrota e está mantida a decisão que autoriza o governo do estado a descontar os dias de greve.
Greve dos professores (2)
Outro fator que está agravando a decisão de suspender a greve é o de que o governo, não pagou metade dos salários dos aposentados da educação. Por outro lado, estão se intensificando os diálogos com o governo para tentar retornar às aulas na totalidade. O estado avalia que a greve tem adesão de 30%. O movimento estima em 70%.
Salários dos servidores estaduais
Mesmo com a ajuda do governo federal de R$ 2,9 bilhões, o estado não sabe se conseguirá pagar os salários dos servidores neste mês. Ainda há a 2ª parcela dos salários do mês anterior que também não foi paga. A situação é tão crítica que pela primeira vez, o Executivo atrasou o repasse para o Judiciário que é o único dos poderes que manteve os salários dos servidores no calendário do último dia útil do mês. Com o atraso do repasse, também atrasou o pagamento.
Carioca Série B (1)
O Campos venceu o Americano por 3 a 1 e garantiu vaga no triangular final do Estadual da segundona, formado ainda pelo próprio Americano (time com mais pontos somados em toda a competição) e o Nova Iguaçu (campeão do 1º turno). A primeira rodada começa amanhã, 2, com Nova Iguaçu e Campos no Laranjão.
Carioca Série B (2)
As equipes se enfrentarão em jogos de ida e volta, e os dois primeiros colocados ao final dos seis jogos sobem para a elite. De acordo com o regulamento, Nova Iguaçu e Campos, que foram os campeões dos turnos, iniciam a disputa com um ponto de vantagem em relação ao Americano. No ano passado, o Americano bateu na trave e ficou em terceiro, atrás de Portuguesa e América.


Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário