Saúde e doenças familiares

segunda-feira, 27 de junho de 2016

A nossa saúde depende de dois grandes condicionantes. De um lado a herança genética que recebemos de nossos pais e da qual estaremos reféns para o resto da vida. De outro, os nossos hábitos de vida. Das duas situações, a segunda é a única sobre a qual temos condições de agir.

Podemos citar entre muitas outras doenças ligadas a herança familiar, o diabetes, a pressão alta, o câncer de mama, o câncer do intestino e o câncer da próstata. As pessoas que se encaixam nestas situações, além de um grande esforço pessoal para viverem dentro de uma realidade que exige abrir mão de muitos prazeres difíceis de abandonar, devem ter um compromisso com a própria saúde que vai demandar seguir uma rotina de exames médicos anuais pelos próximos anos de suas vidas.      

Como já é de conhecimento geral, as mulheres são sempre as vencedoras, pelo menos até hoje, elas são muito mais fiéis do que eles a seus cuidados com a saúde. Prova disto é que vivem pelo menos sete anos mais do que os homens.

Com muita segurança elas comparecem pelo menos uma vez por ano ao médico para realizar um exame ginecológico ou clínico, ou então ambos. Alguns conselhos importantes e fundamentais para não ser vítima de determinadas doenças, são os que considero de máxima importância.

Homens que tiveram, ou têm, pai ou irmão com câncer da próstata devem manter uma consulta mínima por ano a um urologista, pode ser chata, como reclamam alguns, mas é vital para a própria proteção.

Mulheres cuja mãe, ou uma irmã, foram atingidas por um câncer de mama, são consideradas pessoas com alto risco familiar para desenvolver a doença e por isto devem manter vigilância constante, principalmente depois dos 40 anos.

Da mesma forma, mulheres e homens, com histórico familiar de câncer de intestino são pessoas que fazem parte de um numeroso grupo de risco para virem a sofrer desta doença, e também devem manter vigilância, que exige exames anuais com médico especialista e também mudança de hábitos alimentares.

Uma verdade, que continua valendo, apesar de todo o progresso que a medicina oncológica conquistou é que a maioria dos tipos de câncer pode ser curado, se descoberto bem no seu inicio, fazendo uso das três armas poderosas que são a cirurgia, que remove tumores, a quimioterapia que elimina células espalhadas pelo corpo e a radioterapia que age no local da lesão.

Se você esta num destes casos busque aconselhamento médico o mais rápido possível.

TAGS:
Dr. Norberto Louback Rocha

Dr. Norberto Louback Rocha

A Saúde da Mulher

O ginecologista e obstetra Norberto Rocha assina a coluna A Saúde da Mulher, publicada às terças no A VOZ DA SERRA. Nela, o médico trabalha principalmente a cultura de prevenção contra os males que atingem as mulheres.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.