Não desistir da sociedade, insistir nas pessoas

quinta-feira, 02 de junho de 2016

Hoje é dia

  • Nacional da imunização
  • Mocidade feminina
  • Internacional da prostituta

O dia

Hoje se festeja o nascimento da República Italiana. Em 1946 realizou-se, de fato, o referendo institucional realizado sob o sufrágio universal, onde os italianos foram chamados às urnas para expressar suas opiniões sobre qual a forma de governo, monarquia ou república, gostariam de adotar no país, após a queda do fascismo.

Observando...

Cinco notícias que, talvez, você não tenha visto

  • Suíça inaugura maior túnel ferroviário do mundo em obra de 20 anos ao custo de 10,9 bilhões de euros
  • Vendas de carros têm em maio queda de 20,9% em comparação com 2015
  • Coca-Cola fecha acordo para compra da Ades por US$ 575 milhões
  • Próximo iPhone deve "sepultar" 16 GB de armazenamento
  • Diretor quer cena de sexo gay em Liberdade, liberdade, novela das 23h da Globo

Palavreando

O “tanto faz” é preguiça de tomar partido. É medo de quem prefere ver o mundo de cima do muro.

Não desistir da sociedade, insistir nas pessoas

Não há outro caminho: ou nos salvamos todos ou pereceremos todos. Como coletivo que faz a sociedade. Vivemos tempos de extremismos que arregaçam a raiva barata, quase que gratuita. Opiniões diferentes fazem parte de qualquer encontro que tenha mais de uma pessoa. Haverá reuniões de grupos. Haverá agrupamento de partes que consentem acerca das questões existenciais. O que não é admissível é a adoção de discursos que matam.

Conhecer e reconhecer a história é analise que deve ser corriqueira para impedir qualquer risco de repetir erros. Nações que se curvaram a teses como a do nazismo não só cometeram atrocidades contra si, mas crimes contra a humanidade. Antes de definir este ou aquele modelo como o ideal precisamos antecipar que nada pode importar mais do que a humanidade.

Não podemos nos tornar seres menores que defendem a morte ao invés da vida, a segregação ao invés da união de propósitos que tenham como foco o amor. É preciso autocrítica, reflexão, sabedoria. Evolução. Cristo disse tantas coisas lá atrás e ainda que falemos tanto sobre esses ensinamentos, pouco praticamos. Tantos anos depois, ainda cometemos equívocos ao separar, não acolher, rechaçar a vida em sociedade.

Não há outro caminho: a vida é em sociedade e precisamos compartilhar as responsabilidades e suas benesses. Não desistir da coletividade e insistir nas pessoas.

Aluguel social atrasado (1)

O estado está em atraso com o aluguel social das vítimas de catástrofes. Os beneficiários do programa perderam suas casas em tragédias, como a da Região Serrana, em 2011. A Secretaria de Fazenda alega que não tem dinheiro em caixa para o aluguel social. Sem informar o prazo, a pasta pretende efetuar o pagamento o mais rapidamente possível.

Aluguel social atrasado (2)

Todos os meses, o governo estadual gasta R$ 4,4 milhões com aluguel social. Na Região Serrana, ainda há mais de duas mil famílias assistidas por este benefício. Em Teresópolis, são 1.566 famílias. Na vizinha Petrópolis, outras 794. Em Nova Friburgo, município com maior quantidade de apartamentos entregues, ainda há 122 benefiados pelo aluguel social. Passados mais de cinco anos da tragédia, ainda existem 91 mil pessoas morando em áreas de risco nesses três municípios.

Cota para transexual

A Ordem dos Advogados do Brasil vai propor ao estado que seja criada mais uma cota no atual sistema de cotas em concursos públicos do Rio, beneficiando os transexuais. O projeto de lei elaborado pela Comissão para Acessibilidade Pública da OAB também determina que as instituições públicas aceitem candidatos tatuados ou com piercing.

Prêmio Heloneida Studart

A Sociedade Musical Beneficente Euterpe Lumiarense e o Gama (Grupo Arte Movimento e Ação) foram escolhidos para receber o diploma Heloneida Studart, uma das maiores honrarias culturais do estado. São os dois únicos agraciados de Nova Friburgo. A entrega do diploma será feita no próximo dia 13, no Palácio Tiradentes.   

Foto da galeria
A pluralidade e beleza de Nova Friburgo. São Lourenço fica há cerca de 40 minutos do centro da cidade. Cercado de belezas naturais, a localidade do terceiro distrito tem destaque na agricultura. De lá, saem toneladas de alimentos para abastecer todo o estado.
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.