Colunas
Um invencível de primeira na segundona
Observando...
Cinco notícias que talvez você não tenha visto
- Dilma monta gabinete para rebater medidas de Temer
- Avião movido a energia solar pousa nos Estados Unidos em nova fase de testes
- Moda do Ceará vende mais no exterior do que dentro do Brasil
- EUA encontram crocodilos que comem humanos
- Efeito dominó na audiência sem transmissões do Campeonato Brasileiro preocupa o Pânico na Band
Palavreando
Graduaremos, graduaremos e graduaremos até o dia em que um anjo do céu descerá para nos dar o diploma que nos levará à eternidade. Enquanto mortais, aprenderemos.
Um invencível de primeira na segundona
O Vasco segue a sua saga de invencibilidade que já se aproxima de magníficos sete meses. São 29 partidas sem derrota, com poucos gols sofridos, apenas 11 e o título estadual no meio. O time sensação do futebol brasileiro na atualidade, no entanto, amarga uma cruel participação na Série B do Brasileiro. Seria atrevimento dizer que o Vasco é o melhor time do país, mas não é ousadia nenhuma afirmar que esse time merecia estar na elite e brigaria pelas primeiras posições.
Porque o time do Vasco é brilhante? Não! Porque o futebol brasileiro passa por uma de suas mais severas crises e porque Nenê é brilhante. Sem dúvida, o melhor jogador atuando no futebol brasileiro neste ano.
Euforias à parte, o Vasco buscará sustentar essa invencibilidade por mais tempo. Ela cairá, mais cedo ou mais tarde. Quando? Não sei. Para perdurar por mais tempo, o Vasco precisa jogar melhor. Nas duas últimas partidas, CRB pela Copa do Brasil e Tupi pela Série B, o time foi sonolento e pouco inspirado. Para entrar para a história, há ingredientes que não podem faltar.
Enquanto isso, na Série A, pela primeira vez a competição termina a segunda rodada sem qualquer time conseguir 100% de aproveitamento. Sinal de equilíbrio. Infelizmente, para baixo.
Eliminado da Copa do Brasil, o Flamengo sucumbiu diante do Grêmio e não conseguiu se encontrar ainda neste ano. A má fase traz questionamentos ao trabalho de Muricy. O questionamento maior deve ser feito à diretoria. Atrapalhada e falastrona. O Flamengo merece mais.
O Botafogo é o pior carioca. Ainda que estejamos apenas no começo, nenhuma surpresa. O Botafogo necessita de reforços. Apesar de ser o vice-campeão carioca, as competições são diferentes e exigem outra estratégia. Se não quiser amargar uma disputa contra um novo rebaixamento, terá que mudar.
Já o Fluminense, carioca com o elenco mais pomposo em termos de nomes individualmente falando, começou bem, apesar do empate diante do Santa Cruz, em casa. Mas não anima. Afinal, pegou a melhor tabela, dois times que subiram da segundona. Se provará de fato na próxima rodada, quando sai para encarar o Palmeiras.
Uma friburguense nas olimpíadas (1)
Agora é certo. Será oficializada a convocação da friburguense Jhennifer Alves para a equipe brasileira de natação que disputará a Rio 2016. Pela primeira vez na história, o Brasil estará representado nas seis provas de revezamento das olimpíadas. A definição da presença do país na disputa do 4x100 metros medley feminino ocorreu após o término do campeonato europeu neste fim de semana.
Uma friburguense nas olimpíadas (2)
Com a classificação, a friburguense Jhennifer Alves, que também garante presença nos 100 metros peito, será convocada pela Federação de Natação para os Jogos Rio 2016. Outros dois atletas serão convocados com ela: Natália de Luccas, que também entra nos 200 metros costas, e no masculino André Pereira. Ainda extraoficialmente, a participação nas olimpíadas já pode ser festejada.
Segundona do Estadual
Mesmo com a decisão do rebaixamento ficando para o tapetão, o Friburguense não deixa de ter olho atento na segundona do Estadual. A quatro rodadas do fim da fase de grupos do segundo turno, Audax, Americano, Campos e Angra dos Reis seriam hoje os semifinalistas. O Itaboraí, por ter a maior pontuação na soma dos turnos, estaria garantido no triangular final com o Nova Iguaçu, campeão do primeiro turno.
Rebaixamento questionado (1)
Os times da segundona demonstram preocupação com a decisão indo para o tapetão acerca dos rebaixados. América e Friburguense podem ser beneficiados por causa de um suposto erro no regulamento. Esse erro pode rebaixar Tigres e Bonsucesso ou levar a Federação a ter que decidir por uma seletiva que aí sim pode interferir na segundona.
Rebaixamento questionado (2)
Há, no entanto, quem defenda que o Estatuto do Torcedor obriga que se tenha rebaixados e times ascendendo da divisão inferior, o que faria a Federação a ter que tomar uma decisão através de seu Tribunal que não poderia ser política, beneficiando a todos. Ou seja, os times da segundona subirão, e cairão mesmo América e Friburguense, ou se reverterá para o rebaixamento de Tigres e Bonsucesso. Novela de muitos capítulos pela frente. Ainda não há data para o julgamento.
Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário