Colunas
Observatório — 11/05/2016
Hoje é dia
- da mãe natureza
- do telégrafo
O dia
Em 11 de maio de 1981, a lenda do reggae Bob Marley morreu aos 36 anos, em Miami Beach, na Flórida, em decorrência de um câncer que começou com uma ferida no pé.
Observando...
Cinco notícias que, talvez, você não viu
- Lei que proíbe professor de opinar em sala de aula é promulgada em Alagoas
- DNA de filha incrimina britânico por estupro e morte após 32 anos
- Menino de 15 anos testa teoria própria e acha cidade maia
- Homem trans dá à luz à uma menina após engravidar ao mudar de gênero
- Sem transmitir futebol, Band pode perder o quarto lugar de audiência
Palavreando
O meu nunca dura uma semana e o meu sempre não passa de um mês.
Está tudo tão imprevisível
Até onde há lógica, falha a matemática e dois mais dois pode ser cinco ou um menos um pode ficar acima de zero. Talvez o tempo acelerado, também façam ser mais velozes as mudanças de clima, de temperamentos e de decisões. Seria muita ousadia arriscar qualquer palpite sobre como o Brasil, o Rio de Janeiro e Nova Friburgo terminarão o ano. Você arriscaria?
Acredito que até Alexandre Pena (tarólogo muito respeitado na serra) não se utilizaria do seu dom para responder. Talvez previsões para um mês, o que já seria ato de muita coragem.
Não é risco, no entanto, admitir grande preocupação com o rumo de tudo. Ao mesmo tempo que grandes mudanças podem estar a caminho, alterando estruturas, a manutenção ou a piora do que aí está não é nada fora da realidade. O fato nem mais é viver dia a dia. Agora é viver hora a hora.
Dormimos com uma decisão e acordamos com outra. Temos a sensação de que algo está próximo do fim e na hora seguinte retorna para o começo. Percebemos que algo está no começo e mal piscamos o olho já está no fim.
Está tudo muito imprevisível ao ponto de que podemos dizer que até o que é lógico pode não acontecer. O óbvio nunca correu tantos riscos.
Salários dos servidores do estado (1)
Muita apreensão por parte dos servidores ativos e inativos do estado. O pagamento dos salários previsto para a próxima sexta-feira, 13, ainda não tem garantia de acontecer. Especulações à parte, o Tribunal de Justiça suspendeu o arresto das contas do estado para pagar os servidores.
Salários dos servidores do estado (2)
O sindicato dos servidores já apresentou pedido de reconsideração de decisão. O arresto de R$ 1.561 bilhão das contas do estado para garantir o pagamento de 465 mil funcionários ativos e inativos foi revogado e perdeu validade. A solicitação ainda obrigava o governo a cumprir uma decisão que impõe o depósito dos salários dos funcionários públicos no calendário original (no segundo e terceiro dias úteis).
Demissões na Oi
A Oi anunciou o corte de 12% de sua força de trabalho nos próximos dias. A medida atingirá também a sede da empresa em Nova Friburgo. A Oi completa 18 anos com dívida de R$ 54,9 bilhões, renegociando com credores e cortando custos. Estima-se que dois mil funcionários serão demitidos já a partir desta semana. Há um ano, a operadora já havia dispensado 1.070 empregados.
Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário