Observatório — 06/05/2016

sexta-feira, 06 de maio de 2016

Hoje é dia

  • do cartógrafo
  • do taquígrafo
  • do Senado
  • do instrumentador cirúrgico
  • do selo universal
  • do legislador
  • Nacional do Parlamento

O dia

Em 6 de maio de 2007,o deputado federal Enéas Carneiro, fundador do Prona (1990), morreu aos 68 anos, em decorrência de uma leucemia. Enéas concorreu à presidência da República em três ocasiões (1989,1994 e 1998). Foi o deputado federal mais votado do Brasil em 2006, com 1,5 milhão de votos. Ficou famoso por seu bordão “Meu nome é Enéééééééas”.

Observando...

Cinco notícias que, talvez, você não viu

  • Imprensa estrangeira repercute afastamento de Cunha tratado como conspirador de Dilma
  • Temer convida Leonardo Picciani para assumir Ministério do Esporte
  • Polícia apreende material radioativo no Santos Dumont
  • Advogados alertam para novos riscos de bloqueios ao WhatsApp
  • Espanha será o primeiro país com três títulos seguidos da Liga dos Campeões

Palavreando

São as fantasias que colorem a alma e são seus adereços que constroem a história. Tem força aquilo que a gente quer. Tem mais força ainda aquilo que vem do coração.

Adeus Maduro

Quando um brilho se apaga na Terra uma estrela acende no céu. Uma nova estrela brilha na constelação de grandes craques da história do futebol friburguense. Mas mais do que brilhar nessa consagrada constelação, Maduro agora brilha no conjunto de estrelas dos grandes homens.

Dário Maduro era para mim mais do que um jogador de futebol que não vi jogar – apenas ouvi muitas lendárias histórias sobre ele. Maduro era para mim mais do que um grande técnico de futebol que fez história por onde passou – apenas ouvi passagens acerca de suas conversas no vestiário.

Maduro foi mais do que meu vizinho de porta, me emprestou por muitas vezes o seu jeito paizão e acolhedor. Era meu companheiro de sauna no Filozinho. Era meu parceiro de jogos do Vasco (como sofremos com esse time). Éramos parceiros de churrasco e de copo, de onde surgiam os conselhos magistrais desse homem trabalhador, vivido, generoso e chorão.

Maduro nunca escondeu as suas emoções. Chorava. Chorava quando era homenageado. Chorava quando algo de bom ou ruim acontecia a alguém próximo. Chorava nas festas de aniversário. Chorava ao contar suas belas histórias, mesmo quando elas mereciam gargalhadas.

Se tem uma lição que Maduro nos deixa é a de se entregar às suas emoções e jamais esconder o que se sente, seja amor ou raiva – qualquer que seja o afeto.

Eu tenho um amor enorme por Maduro e vou sentir falta, muita falta do marido da querida Sônia e do pai da Darita e do Carlos – meu pai também, por que não?

Nem me despedi dele e prefiro acreditar que está ainda ali na Rua Souza Cardoso vigiando o trânsito, fofocando com quem passava pela calçada, observando o ipê amarelo de frente à sua casa florescer e se desnudar no vento.

Vou lembrar do meu primeiro grande porre quando chorando (sempre chorando) ele dizia: “matei meu filho, matei meu filho”.

Maduro, você me deu a oportunidade de se sentir o melhor amigo de um pai. Você me ensinou a curtir a vida e se embebedar dela com a responsabilidade de quem sabe o valor do trabalho árduo. Maduro, já sinto imensas saudades mesmo continuando a imaginar que continua brilhando aqui na terra.

Mas quando eu cair em mim e perceber que de fato já não poderei mais ouvir sua voz embargada, vou olhar para o céu, em direção a constelação dos grandes homens, e, saberei que está lá!

Um beijo meu grande amigo.

Ocupação de escolas (1)

A Secretaria estadual de Educação (Seeduc) decidiu endurecer ainda mais com os alunos das 66 escolas ocupadas pelos alunos, entre as quais a friburguense Jamil El-Jaick. O aviso é: se os estudantes não desocuparem as unidades até junho, o ano letivo vai ser considerado perdido.

Ocupação de escolas (2)

Antes, a secretaria já havia anunciado férias para essas unidades, prazo que termina em junho. O RioCard também foi cortado. Um mapeamento de vagas ociosas em todo o sistema está sendo finalizado, o que vai permitir que alunos das unidades tomadas possam ser transferidos para outros colégios. A secretaria informou ainda que está procurando locais que sirvam como escolas provisórias.

Série B carioca

Começa neste fim de semana o segundo turno do campenato estadual da segunda divisão, nomeado de Taça Corcovado. Ao todo 18 times divididos em dois grupos se enfrentam em sete rodadas. Os dois primeiros de cada chave se classificam às semifinais. O campeão do turno enfrentará o Nova Iguaçu (campeão do primeiro turno) e mais o time que obter mais pontos nas somas dos dois turnos. Caso o Nova Iguaçu vença também o segundo turno será automaticamente o campeão, subindo para a elite junto com o maior pontuador do campeonato.

Friburguense

Enquanto isso o Friburguense trabalha na remontagem dos planos para 2017. As mudanças não atingem apenas ao elenco, mas também a gestão. O clube espera sacramentar a renovação do patrocínio da Stam. O fornecedor de materiais deve mudar. A Vettor dificilmente continuará. A conferir.    

Foto da galeria
Cartaz definitivo do longa-metragem “Deixe-me viver” de Luiz Sérgio e protagonizado pelo ator friburguense Bernardo Dugin. Será feita nos próximos dias ampla divulgação da data de estreia, roteiro das cidades e outras informações. O filme é baseado no espiritismo e tem como tema central o aborto.
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.