Observatório — 19/04/2016

segunda-feira, 18 de abril de 2016

Hoje é dia

  • do índio
  • do Exército do Brasil
  • da Primeira Batalha de Guararapes

O dia

Em 19 de abril de 1994, o jogador de futebol Dener, à época no Vasco, morreu aos 23 anos em um acidente de carro na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro. Ele estava usando o cinto de segurança de forma errada e sofreu lesões na coluna cervical.

Observando...

Cinco notícias que talvez você não tenha visto

  • Para agências de risco, impeachment não altera situação econômica do Brasil
  • Comissários de bordo gays não querem voar ao Irã por medo de pena de morte
  • Médicos alertam para aumento de HIV e HPV entre jovens
  • Opção de não transmitir impeachment fez SBT ser a única a crescer em audiência
  • AC/DC anuncia Axl Rose como vocalista temporário

Palavreando

Ganhar e perder deixa de ter tanta importância quando a felicidade basta. 

Um futuro tenebroso pela frente       

O Friburguense fez de tudo e um pouco mais para ser rebaixado. É difícil dizer que não mereceu a queda, ainda que eu não negue que com os escassos recursos e a estrutura ultrapassada vinha fazendo milagres. Se repete a queda de seis anos atrás. Se repetirá a rápida subida de cinco anos?

A fórmula de disputa da segundona mudou e a tarefa será ainda mais complicada, especialmente que para subir serão necessárias semifinais e finais, os mata-matas em que o Friburguense não se dá bem historicamente falando. Os times da segundona evoluíram e muitos patrocinados por prefeituras ou por empresários que são donos dos times e colocam muito dinheiro.

Em uma cidade com poucos recursos como Nova Friburgo, as dificuldades financeiras se acentuarão, o que piora ainda mais o cenário. O que fazer? É preciso uma intensa avaliação para se tomar decisões planejadas. Óbvio que agora é um momento inoportuno. A queda veio e eleger culpados de cabeça quente só amplia o desespero.

É preciso parar, esperar um tempo para avaliar com profissionalismo e iniciar difíceis decisões que precisarão ser tomadas. A primeira delas é no administrativo. O atual modelo se esgotou? Há alternativa a ele? Como captar novas receitas?

Responder a tudo isso é tarefa dolorosa e que implica em todos os riscos para seja qual for a decisão. Não se pode deixar o reconhecimento de lado, mas também é necessário olhar para o futuro que infelizmente se mostra bastante tenebroso.

O invicto

Se o Friburguense aparenta ter feito por merecer o rebaixamento, o Vasco fez por merecer para ser campeão da Taça Guanabara de maneira invicta. Ainda que não tenha realizado boas partidas nos últimos jogos, reencontrou seu futebol no decisivo confronto com o Fluminense que jogava por um empate. O Vasco brecou a reação tricolor e quebrou a boa sequência do time de Levir.

Por falar em técnicos que mudam um time, desde que Jorginho chegou o Vasco é outro. O rebaixamento no Brasileiro provavelmente teria sido evitado se a atual comissão técnica tivesse chegado quatro rodadas antes. O Vasco soube olhar para a frente e é sem sombra de dúvidas hoje o melhor time do Rio.

É favorito sim para a conquista do título estadual que se vier tem tudo para ser de maneira invicta! Óbvio que começa agora uma terceira competição dentro da mesma. O Vasco foi o melhor na primeira. Foi o melhor na segunda. Mas agora está quase tudo zerado para a terceira e última. A única vantagem é a do empate. O que é sim uma grande vantagem, mas que não define. Que comecem as finais!     

Série B Carioca

O destino do Friburguense no ano que vem está em fase decisiva no 1º turno. A competição terá os jogos de volta das semifinais nesta quarta-feira, 20. O Nova Iguaçu derrotou o Americano, em Campos por 1 a 0 e está muito próximo da decisão contra o Itaboraí que também fora de casa bateu o Sampaio Corrêa por 2 a 1. O campeão do turno garante vaga no triangular final que definirá os dois times que estarão na primeira divisão em 2017.

DSTs (1)

O Estado do Rio de Janeiro já considera a existência de uma epidemia de sífilis. O estado tem o maior número de casos da doença em gestantes e recém-nascidos do Brasil. A transmissão de hepatite B cresceu 74% desde 2004, e a transmissão de HIV na faixa de 15 a 19 anos aumentou 53% na última década.

DSTs (2)

Outro dado preocupante é a queda na taxa de vacinação contra o papilomavírus humano (HPV) — um dos principais causadores de câncer de colo do útero. Oferecida pela rede pública a meninas de 9 a 13 anos, a imunização só atingiu 44,23%. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) prevê o surgimento de 16 mil novos casos de tumor de colo do útero em 2016, e 5,4 mil mortes pela doença.

Enem 2016

Pela primeira vez, será colhida a impressão digital dos estudantes que fizerem o Enem. A medida visa evitar fraudes. A coleta poderá ocorrer no primeiro ou segundo dia de prova. Além da identificação biométrica, outra novidade desta edição é que a guia de inscrição pode ser paga em qualquer agência bancária, em casas lotéricas e nos Correios. A taxa é de R$ 68. Ficam isentos estudantes de escolas públicas que vão concluir o ensino médio este ano e estudantes que se declararem carentes.

Foto da galeria
Pela primeira vez, a região receberá o projeto ‘Ciência Móvel – Vida e Saúde para Todos’, que leva às cidades do interior arte e ciência sobre rodas. O projeto é um museu itinerante que viaja em um caminhão e leva exposições, jogos, equipamentos interativos, multimídias, oficinas e outras atividades. Estará em Cantagalo na semana que vem, de segunda-feira, 25, à sexta-feira, 29.
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.