Colunas
Observatório — 29/03/2016
Hoje é dia
- da Central do Brasil
O dia
Um crime que chocou o país completa oito anos. Em 29 de março de 2008, a menina Isabella Nardoni foi atirada da janela 6º andar de um edifício em São Paulo. Segundo a polícia, o pai Alexandre Nardoni foi o responsável por jogar a menina, depois que ela foi asfixiada pela madrasta, Anna Carolina Jatobá.
Observando...
Cinco notícias que talvez você não tenha visto
- Henrique Meirelles e Armínio Fraga são cotados para o Ministério da Fazenda, de Temer
- Especialistas alertam para riscos de surtos de 37 vírus transmitidos por mosquitos
- Presidente da Volks defende reivenção do setor automotivo
- Em testamento, Umberto Eco veta eventos sobre ele por dez anos
- 'Batman vs Superman' se torna a melhor estreia da DC
Palavreando
Algumas vezes quero gritar, tagarelar sem parar, falar besteira para comprovar se alguém está realmente ouvindo o que digo.
Sinal verde para o Vasco
Sinal amarelo para o Friburguense
Sinal vermelho para o Flamengo
As cores dos faróis de trânsito contextualizam bem o momento vivido por cada um de nossos times. Há aqueles que não têm uma simbologia nas cores. Outros, no entanto...
O Vasco é o único invicto da competição. No confronto dos invencíveis, o cruzmaltino não fez um bom 1º tempo diante do Botafogo. Justamente o tempo em que fez o gol. No 2º tempo, melhorou, fez uma partida suficientemente equilibrada para garantir o placar. O empate seria um resultado mais justo. Mas no confronto da 1ª fase, se tivesse que ter um vencedor naquele empate de 1 a 1, este seria o Vasco. Então, está tudo em casa. O sinal é verde para um time que está invicto há cinco meses!
O sinal é vermelho para o Flamengo. Sem uma grande apresentação desde a chegada de Muricy, o Flamengo só se impôs diante dos pequenos quando estes jogaram desrespeitando o manto sagrado, partindo para cima ou levando gol nos segundos iniciais. Quando o Flamengo se vê diante de um adversário mais aguerrido, com marcação forte, falta talento, falta qualidade. A derrota para o Volta Redonda, portanto, não foi um acidente de percurso. Sem vencer há um mês, o Flamengo não tem escolha diante do Vasco, amanhã, 30. Terá que jogar para vencer para que o sinal deixe de ser vermelho e a classificação natural não escape.
O sinal é amarelo para o Friburguense. Com uma vitória em três jogos na Taça Rio, o Friburguense faz flerte perigoso com o rebaixamento. Hoje, pelo regulamento, iria para um grupo da morte com Portuguesa e América, caindo o pior após jogos de ida e volta. Já vimos esse filme em 2010, quando a campanha era regular e na reta final desandou, tendo esse tal grupo da morte. Se a briga seria para estar nas semifinais, o sinal amarelo demonstra claramente que agora o foco é outro: antes de pensar em classificação é se safar desse fantasma.
Para tanto, não há fórmula mágica: vencer. Em casa, é obrigação! O jogo com o Resende, portanto, é decisivo para a situação não se tornar dramática. Uma vitória faz com que o Friburguense roube a posição que hoje é do Resende pelo saldo de gols.
Rebaixamento
Diferente do que se pensa, não há critérios de desempate para o rebaixamento. O regulamento do Estadual é claro: "no caso de mais de duas equipes terminarem com o mesmo número de pontos ganhos na penúltima colocação, será submetida ao descenso a associação classificada em último lugar, devendo as demais formar o grupo X para jogar entre si em sistema de turno e returno". Portanto, na atual situação, Friburguense, Portuguesa e América fariam um triangular da morte para definir um rebaixado, enquanto o Bonsucesso cairia direto.
Série D
A Federação ainda não definiu o critério para a vaga a mais que o Rio de Janeiro ganhou para a disputa do Brasileiro da Série D. A tendência é que o melhor time da Taça Guanabara que não esteja classificado para série superior ou para a Série D fique com a vaga. Há duas outras defesas: que o melhor do Grupo D, em que está o Friburguense, fique com a vaga. A outra é que esta vaga fique com o campeão da Taça Rio, obedecendo aos mesmos critérios.
Pagamentos servidores estaduais (1)
Sem dinheiro e sem horizontes, a tendência de parcelamento de salários do estado é cada vez mais evidente. Além da alternativa do parcelamento, está em diálogo a possibilidade de priorizar o pagamento de servidores das áreas de segurança, saúde e educação. Resta saber se ela tem legalidade.
Pagamentos servidores estaduais (2)
O pagamento integral está previsto para o décimo dia útil de cada mês já a partir de abril. Ou seja, o pagamento aos ativos, inativos e pensionistas deveria ser feito no dia 14. Planeja-se pagar metade no dia 14 e a outra metade no dia 25. Pela proposta de priorização, no dia 14, receberiam apenas os funcionários ativos das áreas de segurança, saúde e educação.
Drones para o Corpo de Bombeiros
Como já noticiado aqui, o Corpo de Bombeiros do estado já têm dois drones que vem sendo utilizados em caráter experimental no resgate de pessoas em risco de afogamento e outro na busca por focos do mosquito Aedes aegypti. O objetivo agora é adquirir mais 15 equipamentos para diversas ações, como busca de pessoas em matas fechadas, deslizamentos de terra e incêndios florestais.
Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário