Vítima de assalto

sexta-feira, 11 de março de 2016

Vítima de assalto
Foi enterrado na última quinta-feira, 10, em Petrópolis, o corpo do frei Antônio Moser, de 75 anos. Ele foi baleado e morto numa tentativa de assalto na Rodovia Washington Luiz. O frei, que era morador de Petrópolis, seguia de carro para o Rio e, na altura de Duque de Caxias, foi abordado por dois criminosos que atiraram e não roubaram nada. Além de presidente da Editora Vozes, o frei lecionou Teologia Patrística por dez anos. Foi professor de graduação e pós-graduação na PUC e teve  passagens como professor convidado na Universidade Católica de Lisboa, em Portugal; e na Universidade de Berkeley, na Califórnia.

Mudança de estratégia
Diante de conselhos do PMDB, que não acreditava na aprovação do pacote, o governador Pezão voltou atrás essa semana e resolveu retirar da Alerj o projeto de lei para ajustes nas contas do estado, aumentando a contribuição previdenciária de servidores (de 11% para 14%). Mas não é para o servidor comemorar. Não foi por causa das manifestações. Aliados políticos orientaram Pezão a desmembrar a proposta em vários temas e colocar tudo separado em votação, pois assim há mais chances de aprovar as medidas, do que numa tacada só.

Poderia ser melhor se...
Um relatório do Tribunal de Contas do Estado do Rio (TCE) aponta que o governo estadual deixou de recolher em ICMS, no total, cerca de R$ 138 bilhões entre 2008 e 2013. O valor é fruto das isenções fiscais que o Executivo concedeu a várias empresas. A Secretaria de Fazenda afirmou desconhecer o valor das isenções apontadas pelo tribunal e contestou o relatório. Se fosse cobrado, todos os servidores hoje teriam os salários pagos. Isentou os empresários, e tirou do servidor...

Não é assim...
A Justiça do Rio condenou a Editora Abril Comunicações S/A a pagar uma indenização de R$ 300 mil a atriz Camila Pitanga por danos morais, acrescida de juros e correção monetária, pela divulgação de fotos eróticas na revista Playboy, em dezembro de 2012. As imagens divulgadas foram retiradas do filme “Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios”, sem a autorização da artista, e publicadas na edição nº 451 da revista.

Polícia corrupta
A Subsecretaria de Inteligência da Secretaria estadual de Segurança, com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Púbico e o apoio operacional da Corregedoria da Polícia Militar e da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco), prenderam três pessoas nesta sexta-feira, 11, por fraudes em hospitais da Polícia Militar. Os mandados de prisão foram cumpridos contra os empresários Rogério Wilson Ribeiro Colaço, Fernando Carlos Ribeiro Colaço e Silvio Guedes Boaventura e a capitã enfermeira da PM, Cristiane Cardoso Gonçalves de Souza. A capitão é mulher de um outro preso na fraude, o major Delvo Nicodemos Noronha Júnior, um dos principais integrantes da quadrilha. A operação foi denominada Carcinoma II.

A violência agradece
Com a crise na Segurança Pública policiais civis suspenderam a maioria de seus serviços, a partir desta sexta-feira, 11, por 72 horas, voltando as atividades somente na segunda-feira, 14, por conta dos atrasos nos pagamentos e o sucateamento da Polícia Civil. Chamada de "Operação Basta", a mobilização foi decidida em assembleia-geral extraordinária, na noite da última quinta-feira, 10. Delegados e inspetores estão com salários atrasados e contas vencidas.

Ficou na promessa
Parece que o assunto zika vírus ainda não entrou como prioridade da pauta do governo. O Instituto Butantan, responsável pelo desenvolvimento da primeira vacina brasileira contra a dengue diz que ainda não recebeu recursos do governo federal para a última etapa de testes clínicos. A grana para desenvolver uma sorologia que permita identificar se um paciente está com zika, dengue ou chikungunya também não chegou ainda. O convênio com o Ministério da Saúde para os dois estudos foi firmado no último dia 22. Mas, apenas firmado...

No mais...
O Rio já está no topo da lista dos maiores exportadores de zika para o restante do mundo e o Brasil.  O vírus da dengue 1 chegou aqui em 1986. O da dengue 2 em 1990 e o da 3 no fim de 1999, e agora a cidade sofre com a disseminação do vírus zika. Tem explicação? Tem... A cidade recebe muitos turistas e tem sujeira demais. Esse é o ambiente perfeito para a disseminação do vírus.

TAGS:

Alessandro Lo-Bianco

A Voz do Rio

Pai da Valentina, Alessandro foi repórter da Band News, revistas da Editora Abril, Jornal O Dia, Portal IG e Último Segundo. Atualmente é repórter do Jornal O Globo e ventila aqui na serra, todas as segundas-feiras, um pouquinho da maresia carioca.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.