Colunas
Observatório — 02/03/2016
Hoje é dia
- da Apresentação do Senhor
- da Luta Contra a Censura no Brasil
- Nacional do Turismo
O dia
Há exatos 20 anos, o Brasil perdia um de seus maiores fenômenos musicais, Os Mamonas Assassinas. No dia 2 de março de 1996, um acidente aéreo na Serra da Cantareira, em São Paulo, matou os cinco integrantes da banda, que até hoje é lembrada com carinho.
Observando...
Cinco notícias que, talvez, você não tenha visto
- Novo ministro da Justiça é contra redução da maioridade penal
- Montadoras dizem ter estoques de carros novos para dois meses
- Estudo atesta que zika pode causar síndrome de Guillain-Barré
- Atlético-PR aceita proposta do Esporte Interativo para transmissão do Brasileiro
- Campeão olímpico no vôlei de praia, Emanuel anuncia aposentadoria aos 42 anos
Palavreando
Não há outro meio para ser jovem outra vez do que se não através da paixão.
#SomosTodosGloria
Se a transmissão do Oscar 2016 pela Rede Globo foi desastrosa se comparada a anos anteriores, é válida a avaliação. O fato é que nunca a exibição foi tão comentada por todos os brasileiros. Nem quando “Central do Brasil” e Fernanda Montenegro encantaram o mundo, nem quando Fernando Meirelles concorreu como melhor diretor pelo histórico “Cidade de Deus”.
Os comentários nas ruas, redes sociais e até na imprensa também não foram pela esperada perda da estatueta da animação nacional “O Menino e o Mundo” para o confirmado favoritismo de “Divertidamente”. Quem roubou a cena no Oscar foi a atriz Glória Pires.
Acertada ou não a sua escalação, o que a Globo pode comemorar é que não teve zika, Eduardo Cunha ou impeachment que pudesse barrar a audiência de Glória. Criticada quase como estes três personagens, mas acima de tudo glorificada como merece!
Muito natural, a atriz não mentiu sobre ter visto este ou aquele filme e como uma dona de casa comum deu seus pitacos. Apenas isso. Ela não é comentarista de cinema e não se propôs a ser. Se a intenção era essa, eu não sei, mas Glória humanizou a transmissão e tornou o Oscar menos chato.
As centenas de memes, as divertidas críticas, as sensatas defesas. O Oscar deste ano vai para Glória Pires. E, ainda bem que Leonardo Di Caprio finalmente ganhou a sua estatueta. Para comemoração de Glória Pires e justo reconhecimento pela brilhante atuação em “O Regresso”. E, claro, pelo conjunto da obra.
Pela estupidez de muitos que ferem pessoas pelas redes sociais, só posso dizer que em verdade: #SomosTodosGloria.
Desemprego
Depois de perder 1.607 empregos formais em 2015, o ano não começa bem para Nova Friburgo. Segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Empregados, o Caged, o primeiro mês de 2016 teve saldo negativo de 44 vagas. O comércio foi o principal causador do mau resultado. O setor de construção civil salvou o município de um resultado ainda pior, registrando criação de novos empregos.
Friburguense (1)
O Friburguense vive hoje, 2, um dia para lá de especial. Pela 1ª vez tem uma partida em seu estádio transmitida, ao vivo, pela TV aberta, no horário nobre. Todos os aparatos necessários para o sucesso de transmissão foram tomados pela diretoria do clube em comum acordo com a emissora detentora dos direitos de transmissão, a Rede Globo. Com transmissão para 16 Estados do País, Nova Friburgo é estrela da noite de futebol.
Friburguense (2)
Já em campo, o Friburguense terá que vencer o Fluminense para seguir vivo na disputa por uma das quatro vagas do seu grupo na 2ª fase. Um empate mantém as chances vivas, mas de forma muito remota. A tabela da Taça Guanabara já está definida. O Friburguense se classificando estreará nas finais fora de casa. Passando em 3º enfrenta o Boavista, se passar em 4º terá o Flamengo.
Grandes em Friburgo neste ano
Aliás, enfrentar grandes será comum numa hipotética classificação. Serão quatro dos sete jogos, caso o Fluminense se classifique, o que é bastante provável, mesmo sendo derrotado pelo Friburguense nesta quarta. Dos quatro grandes, passando em 4º, só receberia em Nova Friburgo, o Fluminense. Passando em 3º receberia Fluminense e Flamengo na 2ª e 3ª rodadas. Definitivo é que Vasco e Botafogo não jogarão na cidade no Carioca deste ano.
Fim da biblioteca FFSD
A Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia está vendendo o acervo de livros de sua biblioteca. O preço de cada livro é R$20, com pagamento em dinheiro, à vista. Há vários títulos raros. A venda se dará até o dia 23 deste mês, de segunda a sexta, das 16 às 19h. Quem for primeiro, certamente, terá mais livros interessantes à disposição.
Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário