Observatório — 24/02/2016

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Hoje é dia

  • Mundial de Combate à Tuberculose
  • Nacional de Lutas com Paralisação nas Universidades

O dia

Em 24 de fevereiro de 1991, os Estados Unidos iniciam sua ofensiva terrestre contra o Iraque devido à invasão do Kuwait.

Observando...

Cinco notícias que, talvez, você não tenha visto

  • Gasto de brasileiro no exterior cai 62% em janeiro
  • Justiça do Rio proíbe Cedae de cobrar por esgoto onde não há tratamento adequado
  • Criminosos usam retroescavadeira e caminhões para roubar caixa no Rio
  • Zika impulsiona ‘mercado paralelo’ de repelente
  • Globo confirma mudança na divisão de cotas de transmissão do Brasileiro 2019

Palavreando

A indiferença não nos condena, nem nos absolve, mas nos torna inexistentes.

Por que eu amo Nova Friburgo?

Eu amo porque amo! Pareceu-me uma resposta infantil demais, exatamente como uma criança na plenitude de sua ingenuidade responderia. Da mesma forma que, sem política alguma, uma criança também responderia não amo se o contrário fosse!

Busquei então ser mais contundente, mas o que seria mais contundente do que o amo porque amo. Simples como tem que ser.

Muitas das vezes para provar o nosso amor recorremos a palavras difíceis e frases rebuscadas. Buscamos encenar um universo tão grandioso para comprovar o quão grandioso é o nosso sentimento. Mas não precisamos disso quando se trata do mais puro e verdadeiro amor! Amo porque amo e por amar me sinto parte integrante da história desse povo, do meu povo... Sou também a vida dessa cidade e responsável pelos rumos que toma! Amar é assim acima de tudo se responsabilizar... É mais do que poetizar a natureza, musicar trajetórias ou espalhar o que é bom e denunciar o que é ruim. É isso também! Mas é se comprometer, lutar, deixar o peito rasgar em dor e em alegria pela terra e pelas coisas da terra...

Eu morreria por Nova Friburgo! Eu daria tudo por Nova Friburgo! Eu amo Nova Friburgo! Nova Friburgo faz meu coração ser e permanecer infantil ao ponto de me dar a doce liberdade de responder na simplicidade do amo porque amo!

E jamais tentem tirar a montanha de mim. Posso até ver além delas, como posso ousar ver além do céu da serra, mas não tirem a montanha do homem, porque sem ser homem da montanha nada sou – inexisto.        

Fundações mantidas

Uma luta de muitos friburguenses se mostrou vitoriosa. O Estado não conseguiu aprovar a ideia de extinção de várias fundações, entre as quais a Fiperj e a Fia. Fundações que notadamente tem ações na Região.

Moda da Serra em alta

Uma análise da Firjan Internacional revelou que as exportações de moda da Região Serrana do Rio aumentaram 24% em valor, no ano de 2015. No mesmo período, também foi registrado crescimento na diversificação de mercados: os países destinos aumentaram de 32 para 38 no ano passado. O setor de moda íntima em Nova Friburgo também se destacou.

Reforço contra o mosquito

Com o objetivo de apoiar os municípios na realização de vistorias em imóveis urbanos no estado, as secretarias estaduais de Saúde e de Defesa Civil articulam a atuação conjunta de uma força-tarefa que será composta por cerca de 800 homens do Corpo de Bombeiros. Os militares foram capacitados por técnicos da Secretaria de Saúde e darão apoio às equipes de agentes municipais de controle de endemias em busca de focos do mosquito Aedes aegypti.

Oportunidade na capital

Para quem está procurando emprego, a proximidade da Olimpíada representa uma boa notícia: há quase quatro mil vagas abertas para trabalhos temporários nos jogos. 90% das vagas estão no Rio de Janeiro. Os salários variam entre R$1,5 mil e R$6 mil e, mesmo temporárias, as vagas oferecem carteira assinada, vale transporte e plano de saúde.

Requisitos

As necessidades de qualificação dependem muito da área pretendida e o principal pré-requisito é ter 18 anos. As oportunidades vão até setembro e podem ser acessadas pelo portal: www.talentosmanpowergroup.com.br. 

Foto da galeria
Nos caminhos do Alto do Caledônia: o pico do Estado! O lugar encanta pelas belezas naturais e pela vista de Nova Friburgo. Mais de 600 degraus proporcionam a sensação de liberdade e paz no topo da montanha.
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.