Observatório — 23/02/2016

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Hoje é dia

  • Mundial do Rotariano
  • da Paz e da Compreensão Mundial
  • da Sedução
  • Nacional do Farmacêutico
  • do Surdo-Mudo

O dia

Em 23 de fevereiro de 1861, o presidente-eleito dos Estados Unidos, Abraham Lincoln, chega disfarçado a Washington para assumir a presidência, após ter sofrido uma tentativa de assassinato em Baltimore.

Observando...

Cinco notícias que, talvez, você não tenha visto

  • Ministro da Defesa quer 2% do PIB nas Forças Armadas
  • Total de cheques sem fundos é o maior desde 1991
  • Presidente do Santos defende o fim da Conmebol e quer nova liga
  • Programa do Jô acaba no fim do ano
  • Tá Tranquilo, Tá Favorável ganha versão com Lucas Lucco

Palavreando

Quanto mais minha alma se enche, mais leve ela fica.

Para se classificar Friburguense terá que tirar pontos dos grandes

Para se classificar, o Friburguense terá que tirar pontos dos grandes. Após o empate Salvador diante do Resende, a situação tricolor continua difícil, mas em suas mãos. A tarefa para se classificar é clara: somar pelo menos mais 5 a 6 pontos. A três rodadas do fim, com Vasco, Fluminense e Portuguesa pela frente a conta é simples, a missão não: vencer a Portuguesa na última rodada, em casa, e empatar com os dois grandes ou vencer um dos dois.

Com o campeonato de tiro curto, mais do que nunca serão três finais para chegar ao grupo de elite da competição. Sonhar com Série D, ficar livre do rebaixamento. Tudo isso está em jogo agora. Já na quinta, o jogo teoricamente mais complicado: o Vasco com 100% de aproveitamento, em São Januário e neste início de temporada firmado como o melhor time do Rio. Uma semana depois, jogo da TV aberta, em Nova Friburgo. Fato histórico, em que o Fluminense terá que vencer para seguir na competição. O Friburguense também. Ou seja, uma partida de decisão. A vantagem é que ambos jogarão depois de todos os outros, sabendo o resultado que precisam, já que será um jogo isolado, fora do fim de semana. Somar dois ou três pontos nestas duas partidas para chegar vivo na última rodada. Não há escolha. Não tem jeito. 

O dever de casa, é claro, vem acompanhado de uma torcida extra para o Bangu. Isso porque o Bangú enfrenta dois adversários diretos pela classificação: Volta Redonda e Madureira. Ambos, além do América são os concorrentes pelas duas vagas do grupo, considerando que as outras duas ficarão com Botafogo e Flamengo e que Tigres e Bonsucesso estão virtualmente eliminados. A tabela do Friburguense é a mais difícil, seguida pelo América que tem na sequência Boavista, Portuguesa e Fluminense. É o único, além do Frizão, com um grande ainda no caminho e na última rodada. Possivelmente, um Fluminense ainda não classificado, o único entre os grandes que deverá precisar de pontos na rodada final.

A tarefa do Friburguense para seguir para a Taça Guanabara é a das mais difíceis, mas absolutamente possível. Para tanto, será necessária tamanha dedicação ainda maior do que a vista até agora. O saldo de gols é um problema, o que faz com que a soma de pontos seja essencial, afinal não há que se contar com o primeiro critérios de desempates. Eu acredito, mas importante ainda é o time acreditar e dar sangue como nos momentos mágicos já vividos pelo clube e por alguns que ainda estão aí. Basta lembrar a vitória sobre o campeão Vasco no ano passado. Que sirva de inspiração!

Friburguense (1)

Acabou a especulação e um fato inédito ocorrerá no próximo dia 2 de março. Pela 1ª vez na história, o Estádio Eduardo Guinle terá a transmissão de uma partida de futebol em TV aberta e no horário nobre. O confronto contra o Fluminense foi confirmado pela federação como a partida da Globo e da Band para boa parte do território nacional.

Friburguense (2)

Válida pela penúltima rodada, a transmissão noturna será o maior teste de todos os tempos para os refletores do estádio que já teve inúmeras partidas transmitidas na TV fechada. Na TV aberta, somente em horário de claridade, ou seja, à tarde.

Friburguense (3)

Um dos jogos mais marcantes do estádio não teve transmissão, ao vivo, pela TV aberta. No dia 7 de junho de 2000, o Flamengo derrotou o Friburguense por 3 a 1 e sagrou-se campeão da Taça Rio, no Eduardo Guinle lotado e centro de todas as atenções. Na ocasião, Botafogo e Vasco jogavam no Maracanã. O Vasco tinha que vencer e torcer por uma vitória do Friburguense para ficar com o título.

Foto da galeria
Caminho cheio de cores pelas avenidas cortadas pelo Rio Bengalas no centro de Nova Friburgo. As árvores floridas chamam a atenção dos que passam e colorem o trânsito.
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.