Colunas
Observatório — 11/02/2016

Hoje é dia
- do zelador
O dia
Em 11 de fevereiro de 1858, a Virgem Maria teria aparecido a uma camponesa de 14 anos, Bernardette Soubirous, na cidade francesa de Lourdes. O local se tornou um dos maiores pontos de peregrinação do mundo.
Observando...
Cinco notícias que, talvez, você não tenha visto
- Primeiro-ministro de Israel diz querer colocar uma cerca ao redor do país
- Soldado indiano sobrevive após seis dias soterrado na neve
- Atrás em ranking, Brasil reduz alunos sem noção de matemática
- Claudia Leitte diz que pode deixar bateria da Mocidade
- Carnaval derruba audiência da Band e SBT; Globo cresce
Palavreando
Teimo principalmente nas minhas paixões, porque essa á a única coisa que não abro mão e não admito me corrigir, pois bem sei que se puderem resumir uma vida, ela será resumida por suas paixões!
Faltou arquibancada e banheiro, sobrou talento das agremiações
No carnaval de Nova Friburgo, faltou arquibancada e banheiro; sobrou talento dos sambistas. A cada ano que passa é uma superação só. A organização se supera na diminuição de arquibancadas e também de banheiros químicos. As poucas arquibancadas existentes são disputadas por quem vira uma madrugada para garantir seu lugar. Os espaços em que deveriam ter arquibancadas viraram verdadeiros cercadinhos, favelizando a passarela do samba.
Um jeito encontrado no famoso jeitinho brasileiro. Não é culpa delas. A escassez de banheiros faz enormes filas, mas pior, faz inúmeros mijões que tornam as vias, especialmente os cantinhos e portas do comércio, em um gigantesco banheiro sem desinfetante.
Compensando o pouco caso com que muitas vezes o poder público trata o mega e lucrativo evento carnaval, as agremiações sobram em criatividade, organização e talento. Desfiles belíssimos dos blocos de enredo e das escolas de samba. Um show à parte, ensinando que não basta ter o título de excelência. Tem que fazer com excelência para alcançar resultados excelentes. As agremiações dão aula. É urgente aprender com elas.
Mesmo com ínfimos recursos, esbanjam beleza e garantem graças aos esforços de seus apaixonados. Temos o segundo melhor desfile do estado que tem o melhor desfile de carnaval do planeta.
Destaque também para os blocos que no embalo da moda que resgata uma tradição, torna o carnaval de rua mais legal. Mais uma vez, graças ao esforço individual de seus idealizadores. Imagine se tivéssemos ainda os bailes populares e os antigos concursos, como seria ainda mais atrativo o carnaval friburguense?
Carnaval (1)
O carnaval em Nova Friburgo ainda não acabou. No próximo sábado, 13, acontecerá o tradicional Baile da Ressaca, na Praça Dermeval Barbosa Moreira. A partir das 18h terá música ambiente e depois a apresentação da Bateria Treme Terra da campeã do Carnaval 2016, a Unidos da Saudade. A noite de despedida do carnaval ainda tem shows com a Banda PGZ e Remexesamba.
Carnaval (2)
O título da Unidos da Saudade foi incontestável. Destaque também para a Vilage que começou com muitas dificuldades, mas conseguiu colocar na passarela um desfile digno de suas tradições. O vice-campeonato com uma disputa de perto da campeã não seria imaginado nem pelos mais otimistas quando o trabalho da nova diretoria começou. Se a Saudade não faz um brilhante carnaval... A roxo e branco de fato fez um grande desfile.
Carnaval (3)
O Bola Branca surpreendeu entre os blocos de enredo e após resultados inexpressivos nos anos anteriores, quebrou um jejum de 26 anos. Uma conquista que se torna ainda maior pela estrutura que o bloco possui. Resultado de muita garra e insistência por parte de sua diretoria e da comunidade do Catarcione e adjacências. Os campeões do carnaval 2016 ficam na mesma região. Sorri e comemora o Bairro Ypu.

Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário