Observatório — 03/02/2016

quarta-feira, 03 de fevereiro de 2016

Hoje é dia

  • da benção contra os males da garganta
  • da navegação no Rio São Francisco

O dia

Em 3 de fevereiro de 1488, as caravelas lideradas pelo navegador português Bartolomeu Dias conseguiram "dobrar" a ponta da África, depois batizada de Cabo das Tormentas. A proeza comprovou que a teoria do geógrafo Ptolomeu, que considerava os oceanos Atlântico e Índico como mares sem comunicação, estava errada.

Observando...

Cinco notícias que talvez você não tenha visto

  • Desvalorização do real começa a beneficiar indústrias brasileiras
  • Governo planeja unificar idade para aposentadorias de homem e mulher
  • Distribuidoras querem devolver energia comprada em leilões
  • Em queda, venda de carros em janeiro é a pior desde 2007
  • Após escândalos, Fifa corta verbas para Conmebol e Concacaf

Palavreando

É só o infinito ao meu redor, é só a eternidade em meu relógio.

A melhor safra de sambas dos últimos tempos

Eu não me lembro de uma safra tão boa de sambas no carnaval carioca. São inúmeros bons sambas que prometem marcar por muito tempo. Entre as 12 agremiações do Grupo Especial, apenas um é daqueles de passar a faixa. O enredo da Grande Rio não ajuda (Santos) o que acaba prejudicando o samba. Todos os demais têm refrões que ficam na cabeça.

Obviamente, há o gosto particular de cada um que leva a preferir este ou aquele samba. No entanto, é comum três ou quatro estarem sempre na eleição dos melhores seja do público ou dos especialistas. Entre os melhores, neste sentido, estão os sambas do Salgueiro, Portela e Imperatriz Leopoldinense. No meu gosto particular, além dos três acrescentaria o gostoso samba da Tijuca.

Não posso negar que gosto também dos sambas da São Clemente que mais uma vez repete um bom samba, Mocidade, Estácio e Beija-Flor. Só aí falei de oito sambas em um universo de 12. Nos últimos anos era raro ter tantos sambas assim que dá gosto de ouvir.

Um bom samba-enredo não ganha carnaval, mas começa a ganhar. O hino de cada ano faz toda a diferença. Aumenta a auto-estima do torcedor e marca por muitos anos.

Essa boa safra de sambas relembra a década de 80 de grandes cantos que até hoje permeiam as rodas de samba. Quem sabe alguns desses sambas não resistam ao tempo e possam se manter em outros carnavais futuros.

Tapa-buracos carnaval

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) iniciou a operação tapa buracos. O objetivo é dar mais segurança aos usuários durante o período do carnaval. As melhorias são feitas, principalmente, nas vias de acesso a Região dos Lagos, uma das mais procuradas por turistas no período. Durante o carnaval, o fluxo aumenta cerca de 30% rumo ao litoral fluminense.

Campanha educativa carnaval

O Detran iniciou a campanha “Detran e Você: Boa Viagem”. A ação, desenvolvida em parceria com as concessionárias das estradas, vai até as praças de  pedágio das principais vias de acesso ao Rio para dar orientações aos motoristas sobre segurança no trânsito. Na ação, serão distribuídos folhetos com dicas de atenção e concentração ao volante, checklist de manutenção preventiva dos veículos, além de orientações específicas para motociclistas.

Chocolate e sorvete mais caros (1)

A Receita Federal divulgou o aumento na tributação de chocolates, sorvetes, fumos picados, cigarros e rações de cães e gatos. Com as mudanças, a partir de 1º de maio, o imposto passa a incidir sobre esses produtos da mesma forma dos demais do mercado, por meio de uma alíquota percentual sobre o preço de venda praticado pelo contribuinte. O aumento deve chegar ao bolso do consumidor.

Chocolate e sorvete mais caros (2)

Os chocolates e sorvetes estarão sujeitos a uma alíquota de 5%; e o fumo picado, a uma de 30%, todas aplicadas sobre o preço de venda. Além disso, o valor mínimo do cigarro subirá de R$ 4,50 para R$ 5. Em relação às rações, a alíquota do IPI (Imposto sobe Produtos Industrializados) aplicável é de 10% independentemente de ser venda a retalho ou não.

Cidades Maravilhosas

O projeto Cidades Maravilhosas prosseguirá em 2016. A meta é divulgar para a população da capital os inúmeros pontos turísticos de municípios do interior fluminense. A ação se sucesso em 2015 terá continuidade no Pão de Açúcar, um dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro. A cada edição, duas ou três cidades do interior serão divulgadas. 

Foto da galeria
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.