Observatório — 28/01/2016

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Hoje é dia

  • da abertura dos portos no Brasil
  • do comércio exterior
  • do portuário

O dia

Há 31 anos, para arrecadar dinheiro na tentativa de amenizar a fome na África, 45 grandes nomes da música internacional uniram-se para gravar “We are the world”.

Observando...

Cinco notícias que talvez você não tenha visto

  • Brasil tem 61% a mais de presos do que pode suportar
  • Em teste, novo tratamento pode acabar com injeções contra a diabetes tipo 1
  • Governo dará salário para família com bebê portador de microcefalia
  • Cientista prevê achar em breve vida em Marte
  • F-1 deve ter proteção para a cabeça do piloto sem fechar o cockpit

Palavreando

Tem força aquilo que a gente quer. Tem mais força ainda aquilo que vem do coração.

O fim do Colégio Nossa Senhora das Graças

Mais um baque na educação friburguense. Depois de perder a Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia, o município acaba de perder também o tradicional Colégio Nossa Senhora das Graças. A escola que formou inúmeros meninos e meninas ao longo de sua trajetória era visto como o colégio de Olaria, Cascatinha e Cônego.

Capengando nos últimos anos, o Graças foi peça importante na formação de nossa sociedade, não apenas pela educação regular, mas por suas feiras científicas, eventos culturais e participações esportivas. Era importante não apenas para quem lá estudava e para as famílias que confiavam seus filhos a instituição, mas era também importante para a comunidade como um todo.

Segundo os familiares, no fim do ano passado, a direção não vendo muitas saídas para a crise financeira que o colégio atravessava, resolveu majorar em até 40% o valor das mensalidades. Muitos não aceitaram e os quase 500 alunos se transformaram em menos de 100. Com o reduzido número, a comunicação oficial: essas famílias deveriam procurar outra escola, pois as atividades do Graças estavam sendo encerradas.

O fim do Graças serve de alerta para outras escolas particulares. Outros fechamentos virão. No início dos anos 2000 desenvolvi um estudo para o Colégio Anchieta que mensurava o mercado futuro da educação particular. Nele, percebi que os tempos de mais de mil alunos numa instituição não existiriam mais. A brutal queda de natalidade aliada à migração de famílias de maior renda do município de Nova Friburgo construiu um cenário claro com o também aumento de concorrência: escolas tradicionais, uma ou duas, fecharão suas portas.

Fica o sentimento de perda para toda a sociedade friburguense. O reconhecimento a inúmeros profissionais que dedicaram suas vidas ao Colégio Nossa Senhora das Graças. Ficará a saudade e certo vazio no coração de Olaria.           

Sensores nos parques (1)

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) vai instalar contadores automáticos de visitantes, também conhecidos como “eco-contadores”, nas unidades de conservação. A iniciativa, inédita no país, tem o objetivo de monitorar o fluxo de visitantes nas trilhas das unidades, melhorando o processo de gestão. Hoje, 28, acontece o treinamento dos servidores para o uso dos contadores no Parque Estadual dos Três Picos.

Sensores nos parques (2)

Os aparelhos utilizam alta tecnologia para a contagem dos visitantes, através de placas acústicas enterradas nas trilhas de forma discreta. O equipamento funciona com uma bateria de dez anos de duração, o que dá grande autonomia energética. A instalação será feita em pontos onde se deseja medir o aumento ou diminuição da passagem de visitantes. Um sistema temporizador evita a sobrecontagem de uma pessoa que pisa duas vezes na placa. A margem de erro estimada fica em torno de 5%.

RioCard estudantes (1)

Os estudantes da rede estadual de ensino que estão solicitando pela primeira vez a gratuidade no transporte escolar para o trajeto casa/escola/casa, devem acessar o site do RioCard (www.riocard.com), para autenticação de seus dados. Para se cadastrar no portal, o estudante deverá informar o número da matrícula e o nome completo e cadastrar a foto. Após cumprir esses procedimentos, o aluno receberá o cartão em sua unidade escolar.

RioCard estudantes (2)

Em caso de transferência de unidade escolar, o aluno deve garantir a manutenção do seu número de matrícula na escola de destino. Se o aluno necessitar da segunda  via do cartão, por motivo de perda, danificação, furto ou roubo, deverá solicitá-la também no site do Riocard e efetuar o pagamento da taxa. Aqueles que confirmarem matrícula nos dias 2, 3 e 4 de fevereiro poderão fazer a solicitação dos cartões 72 horas após a data da confirmação.

TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.